Com a retomada progressiva das atividades na Capital, Fecomércio orienta que é preciso estar atento à prevenção

As atividades comerciais de Campo Grande vêm sendo progressivamente restabelecidas a medida em que a Prefeitura de Campo Grande edita normas de abertura e de prevenção contra a transmissão do Coronavírus (COVID-19). Nesse contexto, o gerente de relações sindicais da Fecomércio-MS, Fernando Camilo, reforça aos empresários que é preciso estar atento às orientações do município e recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e demais órgãos brasileiros, adotando medidas de higienização, de proteção e contra aglomerações.

 

“Além das recomendações básicas, como a disponibilização do álcool a 70%, uso de máscaras faciais e distanciamento, é preciso estar sempre atento à higienização de mesas e balcões, não proceder gestos próximos de confraternização, como apertos de mão ou abraços e a população também precisa fazer sua parte, evitando saída de grupos mais vulneráveis, como idosos, hipertensos, gestantes ou pessoas que já tenham problemas respiratórios”, alerta.

 

A última resolução conjunta da Sesau e Semadur, n. 06, de 8 de maio de 2020, ampliou de 30% para 60% a capacidade normal dos estabelecimentos da Capital, respeitando o limite de 1 (uma) pessoa a cada 10m² (dez metros quadrados), com exceção dos bares e restaurantes, que deverão obedecer ao distanciamento mínimo de 2,0m (dois metros) entre as mesas e 1,5m (um metro e meio) entre os indivíduos.

 

Máquinas eletrônicas de pagamento via cartão de débito ou crédito, devem ser higienizadas após cada uso. Além disso, a prova de peças de vestuário continua vedada. A fiscalização das medidas de biossegurança previstas nos planos de contingência apresentados por segmento do comércio do setor de serviços é feita pela Semadur, Vigilância Sanitária, com apoio da Guarda Civil Metropolitana.

 

Foto: PMCG

Destaques

MS, BRASIL E MUNDO