Foco nas potencialidades: Fomenta Centro-Oeste promove debate online sobre o cenário atual do comércio internacional

O cenário do comércio internacional na região Centro-Oeste do país foi tema de encontro online promovido pelo Fórum de Internacionalização de Empresas (FIE), na noite de quinta-feira (09). O evento em parceria com o Instituto Jovem Exportador reuniu representantes do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás.

 

Titular da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), o secretário Jaime Verruck destacou as potencialidades do Mato Grosso do Sul no âmbito internacional e os desafios enfrentados, como a pauta concentrada e a logística.

 

“O Centro-Oeste tem peso fundamental nas exportações brasileiras. O país não tem superávit nem esses estados e isso significa que temos uma grande oportunidade quando conseguimos estruturar uma cadeia logística e enviar os nossos produtos para fora”, disse, ao ressaltar a parceria estratégica com os países fronteiriços, Paraguai e Bolívia.

 

De acordo com ele essa é uma ação simples, mas que rende negócios aos dois países e aos pequenos empresários. “Temos um trabalho interno na secretaria voltado para os parceiros comerciais, gerando oportunidades aos pequenos negócios. Além disso, há estratégias adotadas pelo Estado que possibilitam a abertura de novos modais logísticos, como os portos em Porto Murtinho”.

 

O secretário ainda destacou os principais desafios, entre eles a necessidade de diversificação da base de exportação, a agregação de valor dos produtos exportados, a diversificação dos destinos, maior participação das pequenas empresas, a conclusão da Rota Bioceanica e a necessidade de passar a imagem de sustentabilidade.

 

O papel do Governo de Goiás, no apoio ao acesso ao mercado internacional e na atração e suporte a novos investimentos foi apresentado por Edival Junior, Superintendente de Negócios Internacionais do Governo do Estado de Goiás.  O Estado também falou sobre a internacionalização das empresas indústrias e o papel do Comitê temático de Comércio Exterior de Goiás, com Emilio Bittar, presidente do Sindicato das Indústrias de Curtumes e Correlatos do Estado de Goiás e diretor da FIEG.

 

A abertura do evento foi feita pelo estrategista de negócios do FIE, Wilian Freitas e o presidente do FIE, Leandro Tiroli apresentou o Fórum enquanto Ronan Pires, presidente do Instituto Jovem Exportador e presidente da AJE DF (Associação de Jovens Empresários do Distrito Federal) moderou o debate.

 

O evento ainda contou com a presença de Lilian Schiavo, Presidente da OBME (Organização Brasileira de Mulheres Empresárias e Conselheira IBREI) num debate sobre Liderança e protagonismo das mulheres no comércio internacional e Adriano Pires de Almeida, diretor geral do GEAL – Grupo de Estudos da América Latina, falando sobre as relações Internacionais do Estado de Goiás e o papel dos internacionalistas para sua melhoria.

 

Destaques

MS, BRASIL E MUNDO