Semagro discute pauta ambiental e de desenvolvimento econômico com Corumbá

Ações de preservação do meio ambiente e de fomento ao desenvolvimento econômico da região do Pantanal em Corumbá foram as pautas debatidas ontem (22) pelo secretário Jaime Verruck, da Semagro e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Corumbá, Cássio Augusto da Costa Marques e o adjunto da pasta Luciano Aguilar Rodrigues Leite.

 

Em dezembro de 2020, o Governo do Estado anunciou a publicação do decreto que autoriza e regulamenta o uso do manejo integrado do fogo como uma das medidas preventivas aos incêndios florestais. “Discutimos esse tema com a prefeitura de Corumbá sobre a necessidade da criação de brigadas articuladas junto com os produtores rurais do Pantanal, para iniciarmos o planejamento do manejo integrado de fogo”, informou Jaime Verruck. “Faremos uma articulação junto ao Sindicato Rural de Corumbá para que sejam identificados polos relevantes ou grupo de produtores para a criação e capacitação de brigadas civis com esses produtores e com a prefeitura de Corumbá”, acrescentou.

 

Ainda na questão ambiental, foram tratadas ações para a Estrada Parque Pantanal. “Vamos fomentar as atividades turísticas na Estrada Parque. A prefeitura de Corumbá já tem um projeto para a instalação de mirantes e no âmbito do Governo do Estado devemos publicar uma normativa ou decreto para restabelecer a governança desse atrativo, que é uma importante área especial de interesse ambiental”, afirmou.

 

 

No âmbito do desenvolvimento econômico, Semagro e Prefeitura de Corumbá deverão atuar na questão política da rodovia BR-262, em função do aumento no tráfego de caminhões transportando minério de ferro. “Será feita uma ação junto com o Governo do Estado e prefeitura para buscar recursos junto à União para a manutenção da rodovia. Vamos trabalhar fortemente na recomposição de recursos para a questão dos acessos para os caminhões e na relicitação da ferrovia, ponto fundamental nesse processo”, pontuou o titular da Semagro.

 

Na agricultura Familiar, foram discutidas ações para promover a expansão da produção de hortifrutigranjeiros e leiteira do município. “Vamos fortalecer a atuação da Agraer para oferecer assistência na região e fomentar o Programa de Desenvolvimento Sustentável e Orgânico do Pantanal, onde já temos algumas linhas de mel orgânico”, finalizou Jaime Verruck.

 

Também participaram do encontro os superintendentes da Semagro, Rogério Beretta (Ciência e Tecnologia, Produção e Agricultura Familiar) e Pedro Mendes (Meio Ambiente e Turismo).

 

 

Destaques

MS, BRASIL E MUNDO