Agência de Metrologia de Mato Groso do Sul recebe doação de equipamento para fiscalização de fios e cabos elétricos

A AEM-MS (Agência Estadual de Metrologia de Mato Groso do Sul), recebeu a doação de um microhmímetro digital portátil, feita pelo SINDICEL (Sindicato da Indústrias de Condutores Elétrico, Trefilação e Laminação de Metais Não-Ferrosos de São Paulo.

 

O equipamento foi entregue na sede da AEM-MS na quarta-feira (5), ao presidente da Agência, Nilton Pinto Rodrigues, à diretora Executiva Laura Castro e à diretora Técnica Luciana Boni e vai auxiliar na fiscalização de fios e cabos elétricos vendidos em estabelecimentos atacadistas e varejistas de Mato Grosso do Sul.

 

“Esse tipo de parceria com a iniciativa privada, reforça a atividade de fiscalização, pois toda a sociedade será beneficiada. Agora, os fiscais farão testes nos fios e cabos no local destinado ao comércio atacadista e varejista e em caso de reprovação, farão a interdição do material no local, com a coleta da amostra que será levada ao Laboratório para novo teste”, comentou Nilton Rodrigues.

 

Segundo a diretora técnica, a comercialização de fios e cabos de baixa qualidade, penaliza toda a sociedade, pois problemas relacionados à incêndios podem estar diretamente ligados a esse tipo de produto, que além de trazer risco ao patrimônio, traz também um grande risco à vida das pessoas.

 

Fios e cabos elétricos devem ter o selo do Inmetro e devem ser certificados compulsoriamente, com o processo de avaliação da conformidade regulamentado pelo Inmetro. Esses materiais também devem apresentar na etiqueta de identificação e, diretamente no produto, o símbolo do Inmetro, o número de registro do produto, a logomarca do Órgão Certificador e seu número de identificação, além de conter todos os dados do fabricante, como endereço, CNPJ e telefone para contato.