Consultoria identifica ‘’vocações” da Rua 14 de Julho e resultado tem como finalidade ajudar comércio da área central

A consultoria contratada pelo Sebrae/MS como parte do Programa Reviva Campo Grande apresentou os resultados do trabalho desenvolvido desde o início do ano na Capital.

 

A empresa Places for Us, especializada nos conceitos modernos de Place Branding e Place Making, realizou um estudo de identificação de marca da Rua 14 de Julho e apontou como o trabalho pós-obra de requalificação pode ativar a economia e redefinir o espaço público.

 

Depois de um trabalho que envolveu mais de 20 mil pessoas e que resultou em mais de duas mil ideias sobre como trazer “vida” à rua requalificada, a equipe de consultores apresentou o resultado das ações. O estudo levantou uma série de possíveis estratégias para conectar as pessoas à Rua 14 de Julho, trabalhando com três linhas de atuação: turismo, inovação e comércio. Além disso, estabeleceu objetivos a curto, médio e longo prazos:

 

Curto prazo:

 

  • fortalecer e diferenciar o comércio da Rua 14 de Julho de acordo com a “vocação” de cada quadra, identificada como clusters temáticos;

 

  • melhorar a experiência do pedestre na 14 de Julho e, por extensão, na área central.

 

Médio prazo:

 

  • inserir Campo Grande no mapa turístico;

 

  • ancorar a economia criativa.

 

Longo prazo:

 

  • atrair mais moradores para a área central.

 

Com o levantamento, foi possível determinar a fundo a vocação de cada região. As estratégias se integram da escala da rua à escala da cidade, categorizando, inicialmente, cinco escalas de atuação: perímetro central, entorno imediato, rua, quadra e esquina.

 

Outra vertente apontada como imprescindível para que a região prospere é investir na cultura, materializar o orgulho do cidadão de ser sul-mato-grossense. Para isso, é preciso ativar ações culturais que resgatem esse sentimento.

 

A comunicação nesse período pós-requalificação mostrou-se de extrema importância, principalmente para estabelecer uma identidade à rua, desenvolvendo campanhas que ressaltem o potencial histórico e turístico que a via possui.

 

Muito mais do que entregar uma infraestrutura nova e acessível, requalificar um espaço público passa por reativá-lo enquanto ambiente urbano. É preciso fazer com que as pessoas se conectem, se comuniquem com o novo cenário. Com as “vocações” em mãos, a Prefeitura Municipal pretende incentivar os novos usos entre a população, comerciantes e a sociedade em geral.

 

Metodologia

 

Para levantar as potencialidades da Rua 14 de Julho, a consultoria utilizou cinco tipos de abordagem com a população: mesas temáticas – um trabalho de engajamento com diversos grupos da sociedade civil. Foram 25 mesas temáticas que incluíram: jovens, crianças, mulheres, idosos, pessoas com deficiência, lideranças, estudantes, representantes dos setores de cultura e turismo, funcionários da Prefeitura Municipal, entre outros.

 

Nas rodas de conversa, foram levantadas ações que poderiam fazer parte dessa “ativação” pós-requalificação da Rua 14 de Julho e da região do microcentro; mesas de cocriação – utilizando como inspiração, o método LEGO Serious Play de abordagem, foram criadas oito mesas de cocriação, onde os participantes puderam trabalhar de forma lúdica, diferentes estratégias de ativação para a Rua 14 de Julho; post its – com painéis e post its coloridos, o cidadão que passava pela via era abordado para dar sua contribuição sobre o que poderia ser feito no pós-obra para trazer “vida” ao trajeto; entrevistas – durante a abordagem na rua, além da participação através dos post its, foi feita uma série de entrevistas com foco nas ativações pós-obra; site – a ferramenta eletrônica também foi disponibilizada por um site específico que trazia uma única questão: Dê sua ideia para uma 14 de Julho ainda mais vibrante.

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