Senai Empresa oferece às indústrias tecnologia QR Code em sistema de gestão da manutenção; saiba como

Quando o assunto é manutenção industrial as empresas precisam ser cada vez mais ágeis com relação à manutenção das máquinas e equipamentos, fator fundamental para garantir que o processo de produção ocorra sem pausas intensas. Pensando em otimizar as ferramentas desenvolvidas e agregar cada vez mais tecnologias aos seus sistemas, o Senai Empresa lançou a funcionalidade de leitura de QR Code para os clientes do Sistema Senai de Manutenção Industrial (SSMI).

 

“As indústrias prezam muito pelo tempo de resposta. As máquinas precisam passar a maior parte do tempo em funcionamento, então quando elas param por alguma falha ou defeito, o tempo de resposta para resolver esse problema conta muito, então funcionalidades como essa agilizam o tempo de resposta. Temos acesso ao fabricante de uma peça mais rápido, ao procedimento de manutenção e conseguimos colocar a máquina para funcionar novamente de maneira muito mais rápida”, destacou o coordenador do Programa de Manutenção Industrial do Senai Empresa, Jeancarlos Lucietto.

 

Ele reforçou que leitura do QR Code permite a leitura rápida de uma série de informações sobre a máquina, como fotos de detalhes, informações sobre fabricantes, marca e modelo, histórico de manutenção, manual, horário de funcionamento da máquina. “Em um processo normal, teria de identificar a máquina, o nome dela, o número da placa, digitar no sistema para poder pesquisar essa informação e aí ter acesso aos dados da máquina. A pesquisa teria de ser feita manualmente e a pessoa teria de acessar o sistema, fazer login, pesquisar a máquina e só depois ter acesso ao cadastro. Agora basta utilizar a câmera do celular e a informação já estará disponível imediatamente”, afirmou.

 

Ainda conforme Jeancarlos Lucietto, a nova funcionalidade já está disponível para todas as indústrias que utilizam o Sistema Senai de Manutenção Industrial. “Como é um sistema é 100% web, a partir do momento em que lançamos essa nova funcionalidade, ela já está disponível para todos os nossos clientes. Além disso, essa tecnologia será implantada nas unidades Senai do Estado, para que os nossos alunos também possam ter acesso às informações sobre as máquinas utilizadas nos diversos cursos oferecidos de forma mais rápida, facilitando o processo de aprendizagem”, completou.

 

O Sistema Senai de Manutenção Industrial é um Sistema inteligente, que apoia as empresas na otimização e gestão da manutenção. Foi concebido pelo Senai de Mato Grosso do Sul para proporcionar aos usuários as ações de pesquisar, cadastrar e editar informações sobre os ativos industriais, materiais, equipes e rotinas de manutenção, tendo como principal objetivo fornecer indicadores simples e intuitivos para a tomada de decisão de forma ágil e eficiente.

 

O que é o QR Code

 

Apesar de os QR Codes estarem cada vez mais presente em ações de marketing, essa tecnologia ainda se parece mais com um enigma do que com um meio de transmitir rapidamente informações a dispositivos móveis. Para quem ainda tem dúvidas, o QR Code é um código de barras em 2D que pode ser escaneado pela maioria dos aparelhos celulares que têm câmera fotográfica.

 

Esse código, após a decodificação, passa a ser um trecho de texto, um link e/ou um link que irá redirecionar o acesso ao conteúdo publicado em algum site.  Esse tipo de codificação permite que possam ser armazenada uma quantidade significativa de caracteres: numérico (7.089), alfa-numérico (4.296), binário (2.953) e no alfabeto japonês kanji/kana (1.817).

 

Inicialmente criado pela empresa japonesa Denso-Wave em 1994 para identificar peças na indústria automobilística, desde 2003 é usado para adicionar dados a telefones celulares através da câmera fotográfica. Os QR Codes estão sendo usados em muitas revistas, campanhas publicitárias e até em games, como o Homefront para divulgação de mensagens e dicas do jogo.

 

Embora pareça ter sido “desvirtuado” de sua concepção inicial, o QR Code também pode ser usado como uma maneira eficiente de adicionar dados num formato de cartão de visita em aparelhos celulares. Para criar o seu próprio QR Code, existem programas que podem ser instalados no PC ou podem ser gerados por serviços gratuitos disponibilizados em sites.