Em encontro com prefeitos eleitos e reeleitos, Longen reforça ações para retomada econômica

Ao participar do encontro “E Agora, Prefeito? Transição e Gestão com Eficiência”, realizado ontem (14/12) pela Assembleia Legislativa de forma remota devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o presidente da Fiems e do Conselho Deliberativo do Sebrae/MS, Sérgio Longen, ressaltou a importância do evento para preparar os prefeitos eleitos e reeleitos para os desafios que deverão enfrentar em 2021 e também reforçou a necessidade de ações voltadas para a retomada econômica.

 

“Se 2020 foi um ano difícil, com certeza 2021 será ainda mais. É por isso que precisamos nos organizar para minimizar os impactos da economia e garantir a retomada. As ações do Sistema Fiems e do Sebrae são de iniciativa privada, mas sempre alinhadas ao Governo Federal, Governo Estadual e Legislativo e têm o objetivo de ajudar as empresas do Estado a serem cada vez mais competitivas, gerando mais emprego e renda”, afirmou Sérgio Longen.

Nesse sentido, ele reforçou as ações desenvolvidas este ano em parceria com o Poder Público para garantir que a economia não fosse afetada, apesar das medidas de segurança necessárias para reduzir a contaminação do novo coronavírus entre a população. “Temos trabalhado em conjunto e Mato Grosso do Sul não sofreu grandes impactos. Pelo contrário, deverá apresentar crescimento no PIB (Produto Interno Bruto) e só a indústria gerou até outubro de 2020 mais de 7 mil novos empregos, um recorde principalmente diante do momento que vivemos”, destacou.

Entre as principais ações, o líder industrial elencou os trabalhos desenvolvidos pelo Sebrae/MS e pelo Sesi para auxiliar as empresas com protocolos de biossegurança, a mobilização da Fiems junto ao Banco do Brasil para a prorrogação das parcelas do FCO e um pacote de medidas apresentado em conjunto com o Governo do Estado para ajudar a alavancar a economia. “Propusemos o refinanciamento de tributos como ICMS e ITCD e multas do Procon, da Iagro e do Imasul e fomos mal interpretados por muitos veículos de imprensa, que entenderam que pedimos o perdão da dívida, quando na verdade era um refinanciamento para que as empresas pudessem ficar em dias com seus tributos”, concluiu.

 

Na mesma linha, o governador Reinaldo Azambuja defendeu a importância do pacote de medidas apresentado à Assembleia Legislativa com o objetivo de garantir a retomada econômica e salientou que Mato Grosso do Sul será um dos únicos Estados do País que apresentarão crescimento no PIB. “Isso tudo se deve às ações de gestão que desenvolvemos nos últimos seis anos, como as reformas estruturantes que foram as Reformas da Previdência, Administrativa e Previdenciária. Então espero que vocês, que estão assumindo, foquem nas ações de gestão, para terem equilíbrio nas contas e poderem fazer os investimentos necessários. E saibam que o Governo do Estado estará ao lado de todos os 79 municípios para apoiar e levar investimentos”, disse.

 

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Paulo Corrêa, explicou que o encontro tem como objetivo preparar os prefeitos eleitos e reeleitos para os desafios que terão de enfrentar nos próximos quatro anos. “Por conta da pandemia da Covid-19, em 2021 teremos receitas menores e aumento de demandas por serviços públicos, como saúde, educação e assistência social. A quedas das atividades econômicas, com agravamento do desemprego, trarão queda na arrecadação e aumento da faixa vulnerável da população e a primeira porta que o cidadão bate é da administração municipal e vocês terão de estar prontos para isso”, declarou.

Diante disso, ele colocou à Casa das Leis à disposição para ajudar no que for possível. “Devo dizer que todos os parlamentares estão solidários e cada parlamentar faz ecoar no plenário as demandas, expectativas e urgências dos municípios que representam. Esse seminário representa a ratificação da AL com cada um dos municípios desse Estado. Juntos somos mais fortes e o Poder Público Estadual está pronto para ajudá-los”, finalizou.

 

Na avaliação do prefeito eleito de Dourados, Alan Guedes, o apoio aos municípios é fundamental, principalmente diante dos desafios que deverão se apresentar em 2021. “A parceria com os organizamos do Sistema S vão ser muito importantes para os municípios e aqui em Dourados temos uma relação bem próxima. Com relação à interiorização da indústria, somos uma região voltada ao agronegócio e queremos incrementar nosso polo agroindustrial porque sabemos que é nossa principal vocação. Esperamos novas parcerias com a Fiems e já solicitamos uma agenda para pensarmos um plano de industrialização para Dourados”, declarou.

 

 

Destaques

MS, BRASIL E MUNDO