Frigorífico de Peixe de Dois Irmãos do Buriti integra rede de desenvolvimento da piscicultura em Mato Grosso do Sul

Inaugurado ontem (26), o Frigorífico Peixe Buriti, no município de Dois Irmãos do Buriti, passa a integrar a grande rede de desenvolvimento da piscicultura de Mato Grosso do Sul, uma das prioridades do Governo do Estado por meio da Semagro (Secretario de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar).

 

A unidade inaugurada após 15 anos terá capacidade instalada para abater 18 toneladas/dia de peixes, com 20 empregos diretos e chega ao mercado em momento crucial para o setor no Estado. Nas próximas semanas o Governo lança o Pro-Peixe, Programa de Fortalecimento da Piscicultura de MS, elaborado pela equipe técnica da Semagro junto com a Câmara Setorial.

 

“Esse programa vem para estimular a piscicultura, fazer uma ativação de pelo menos 250 tanques parados e dar condições tributárias de o setor concorrer com os demais estados. E um momento importante onde teremos condições ideais de ajudar os produtores e fazer o Estado referência na piscicultura”, explica o secretário Jaime Verruck, que representou o governador Reinaldo Azambuja na inauguração do frigorífico.

 

Foto: Saul Schramm

O Peixe Buriti é uma planta frigorífica municipal que recebeu investimentos de R$ 142,6 milhões em recursos do Fadefe (Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Econômico e de Equilíbrio Fiscal do Estado) para compra de equipamentos que faltavam para o abate começar.

 

“Recebemos muito auxílio para conseguir atuar. É um sonho realizado do setor no Estado. Agora temos o desafio de conquistar o SIF para poder comercializar os produtos para todo o país”, afirma Simão Brum, proprietário da unidade, membro do Projeto Pacu e da Câmara Setorial da Piscicultura.

 

Fomento à piscicultura em MS

 

Mato Grosso do Sul é o maior exportador de tilápia do Brasil e o título se deve à política de atração de investimentos implantada pelo Governo do Estado, por meio da Semagro. “Temos trabalhado fortemente no estímulo à produção, industrialização e a exportação de peixes e isso tem contribuído decisivamente para manutenção da liderança das exportações de tilápia no Brasil, colocando como prioridade, dentro das cadeias produtivas de proteína animal, a produção de peixes exóticos e nativos”, informa o secretário Jaime Verruck.

 

 

O Frigorífico Peixe Buriti integra uma rede de industrial voltadas ao setor, que conta com a Tilabrás em Selvíria, a Geneseas de Aparecida do Taboado, que consolidou sua ampliação produzindo 75 toneladas por dia. Em Itaporã, a mudança no comando do frigorífico de peixes Mar e Terra (vendido ao grupo Paturi Piscicultura Agroindustrial) resultou em adequações na estrutura para se trabalhar a tilápia e outra empresa deve começar a produzir tilápia em conserva.

 

Em Angélica foi entregue o certificado de adesão ao SISBI (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal) para a Samak pescados, que já está em operação. Em cada uma dessas ações o Governo do Estado está presente, atuando firme e oferecendo condições para expansão das atividades de cada uma dessas empresas em Mato Grosso do Sul.

 

 

Frigorífico Peixe Buriti

 

O novo empreendimento será administrado pelo grupo Projeto Pacu, pioneiro no setor em Mato Grosso do Sul, vencedor da concorrência aberta pela prefeitura. O proprietário Simão Brum realçou os investimentos públicos para aquisição do maquinário necessário para abate e filetagem de peixe, estimando que em 2021, dependendo da demanda do mercado, o frigorífio deverá estar produzindo com capacidade máxima – 18 toneladas/dia.

 

“Nossa meta é conquistar o mercado nacional com peixe nativo, para isso vamos operar com inspeção federal”, disse Simão. Segundo ele, hoje a produção de peixe nativo se concentra em Dois Irmãos do Buriti, Terenos e Sidrolândia, mas a tendência, com o apoio técnico do Estado, é expandir par outras regiões. O frigorífico iniciou a operação com produção de seis toneladas/dia, devendo ampliar em mais um turno (12 toneladas) no início de 2021.

 

Destaques

MS, BRASIL E MUNDO