IGDI de agosto aponta confiança elevada do empresário na atividade industrial em MS

O IGDI (Índice Geral de Desempenho Industrial) de Mato Grosso do Sul registrou a marca de 59,8 pontos em agosto, resultado 6,7 pontos acima da média histórica para o mês. Na comparação com julho, o índice apresenta pequeno recuo, sinalizando acomodação após uma forte alta de 5,3 pontos verificada no mês anterior.

 

Criado pelo Radar Industrial da FIEMS, o IGDI sintetiza o comportamento da indústria em Mato Grosso do Sul a partir das pesquisas de Confiança e Sondagem Industrial. O índice é composto por cinco variáveis – emprego, investimento, produção, utilização da capacidade instalada e confiança.

 

Ezequiel Resende, coordenador da Unidade de Economia, Estudos e Pesquisas da FIEMS, detalha que a alta do IGDI na comparação com a média histórica para o mês é resultado dos aumentos na intenção de investimento dos empresários e do índice de confiança para os próximos seis meses.

 

“Os índices de intenção de investimento e confiança apresentaram pequenas evoluções, indicando uma possível tendência de estabilização, porém, em patamares elevados com 62,3 e 65,1 pontos, respectivamente”.

 

Neste levantamento, 82% das empresas industriais do estado reportaram estabilidade ou crescimento da produção. Quanto à utilização média da capacidade instalada, os respondentes disseram que ela esteve em 70% do total.

 

Saiba mais sobre o IGDI

 

O índice varia de 0 a 100 pontos. Quanto maior, melhor o resultado percebido pelo industrial. Valores a partir dos 50 pontos indicam que o desempenho, na média, foi satisfatório.

 

O relatório completo do IGDI pode ser acessado aqui.

Destaques