SENAI de Corumbá anuncia curso de Operadora de Mina em parceria com a Vale

Com foco nas mulheres da região de Corumbá e Ladário, o SENAI abriu em parceria com a empresa Vale, o curso de Operadora de Mina. Serão 20 vagas para capacitação gratuita e 258 horas. O curso começa no dia 19 de julho, e as inscrições podem ser feitas diretamente na secretaria do SENAI em Corumbá, que fica na Alameda São José, N.° 10, no bairro Maria Leite.

 

A gerente do SENAI, Silvana Araújo de Barros, comentou que a qualificação tem uma proposta inédita e enriquecedora para a região, que é fortalecer a atuação das mulheres à frente de cargos operacionais. “Nossa estrutura já está preparada e em parceria com a Vale vamos iniciar esse trabalho, existe uma demanda muito grande na região, até setembro teremos 20 mulheres preparadas para atuar neste setor”.

 

Segundo a responsável pelo RH da Vale, Marlécia Oliveira, a empresa será patrocinadora do curso porque entende a importância de atender essa demanda em específico. “Precisamos capacitar nossa mão de obra e sentimos um déficit muito grande no mercado em relação a postos de trabalho ocupados por mulheres nos setores operacionais”. Além disso, Marlécia salientou que após a formação, a profissional estará inserida no cadastro brasileiro de ocupação com um número de registro profissional, o que significa a abertura de várias portas na carreira.

 

Nas cidades de Corumbá e Ladário, a empresa Vale produz minério de ferro na Mina Santa Cruz e de manganês na Mina Urucum, além do Terminal Porto Gregório Curvo, um porto fluvial próprio localizado no distrito de Porto Esperança, na margem esquerda do rio Paraguai, de onde o minério é escoado para os mercados sul-americano, asiático e europeu.

 

Curso oferece conhecimentos da segurança à condução de máquinas pesadas

 

O curso será dividido em três módulos, que são o básico, o introdutório e específico. As etapas vão abordar desde os fundamentos básicos da mineração, segurança e processos de uma mineradora até relações interpessoais e por último a parte prática, que trata da condução das máquinas, equipamentos e materiais da mina.

 

Confira os critérios para buscar a formação

Podem se inscrever mulheres que tenham a partir de 18 anos com ensino médio completo e carteira de habilitação nas categorias D ou E.

Outras informações pelo telefone: 67 3234-2800.

Destaques

MS, BRASIL E MUNDO