Coordenadora de Cooperação Internacional e Comércio Exterior da Semagro participa de conferência sobre mercado árabe

A conferência virtual sobre abastecimento de alimentos no comércio do Brasil com os países árabes promovida pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira foi acompanhada pela equipe da Semagro, com inscrição da coordenadora de Cooperação Internacional e Comércio Exterior, Thaís Fernanda Silva Guimarães.

Voltado tanto para brasileiros interessados no tema do comércio com o mundo árabe quanto para árabes, a conferência teve fala da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, e do secretário-geral da União das Câmaras Árabes, Khaled Hanafy com mediação do secretário-geral da entidade, Tamer Mansour.

 

Com o tema “Brasil e Países Árabes: cadeia de suprimentos no setor de alimentos, perspectivas e desafios no atual cenário”, o encontro tratou dos desafios, das soluções e das boas práticas para assegurar o fornecimento de alimentos do Brasil aos países árabes no atual cenário internacional de enfrentamento da pandemia da Covid-19.

 

Para Thais, as orientações e diretrizes passadas pelo Secretário Geral e a Ministra são fundamentais para manter a relação comercial, já que o Brasil é um dos grandes fornecedores de alimentos ao mercado árabe, que em função do clima, não tem autossuficiência na produção. “Ouvimos sobre o abastecimento de alimentos e os desafios enfrentados tanto pelo Brasil quanto pelos países árabes, as problemáticas e quais boas práticas que os países têm adotado”, completou a coordenadora.

 

O webinar é o primeiro de vários que a Câmara Árabe pretende promover enquanto houver necessidade de isolamento social para conter a pandemia. O objetivo é que os eventos virtuais ajudem a fazer a conexão entre empresários brasileiros e árabes diante da impossibilidade de encontros presenciais, viagens, rodadas de negócios e outras atividades que alimentam a relação comercial.

A próxima conferência acontece no dia 15 de abril, às 9h, horário de Brasília, e vai tratar especificamente sobre a logística para estreitar as relações comerciais entre os países. Essa conferência também terá inscrição de um membro da equipe da Semagro.

 

Exportações do Brasil para os Países Árabes

No primeiro trimestre, o agronegócio brasileiro exportou US$ 1,65 bilhão aos países árabes, queda de 4,8% em relação aos primeiros três meses de 2019. Em volume, foram 3,16 milhões de toneladas, decréscimo de 5,65% no mesmo comparativo. O bloco árabe só perdeu para a China como destino. Por país, Arábia Saudita, Argélia e Emirados Árabes foram os principais compradores da região no período.

 

Exportações do MS para os Países Árabes

No último ano de 2019 as exportações do Mato Grosso do Sul para Países Árabes somaram
a quantia de US$ 355 milhões, representando em volume 419 mil toneladas
em produtos exportados. Quanto aos principais produtos exportados, o destaque coube a Carnes e miudezas, comestíveis, representando 74,28% dos produtos exportados para os países árabes.

Destaques

MS, BRASIL E MUNDO