Procon Estadual alerta para a fraude de venda pela internet de vacinas contra a Covid-19

Ocorrências de  venda  de vacinas  contra a Covid 19 registradas  em alguns estados da Federação está chamando a atenção de autoridades. Nesse sentido,  a Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor – Procon/MS, órgão integrante  da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho – Sedhast, alerta a população.

 

De acordo com flagrantes, ficou constatada divulgação, pela internet,  de doses  da  Coronavac  disponíveis para  venda, além da possibilidade de aquisição por meio de ambulantes. O Paraná é um desses estados onde  estaria ocorrendo a fraude. “A realidade é que, até o momento, o acesso às vacinas é exclusivo dos órgãos governamentais. E além disso, não há quantidade suficiente para atender à população”, comenta o superintendente do Procon Estadual, Marcelo Salomão.

 

Apesar de ainda não se ter conhecimento desse tipo de anormalidade em Mato Grosso do Sul é necessário que a população esteja atenta. Nenhum estabelecimento comercial – farmácias ou clínicas – ainda não possuem o produto para venda. E, ainda,  “qualquer anúncio que seja veiculado é  fraude. A população não pode  se deixar levar pelo desespero e adquirir pretensas vacinas”, alerta Marcelo Salomão.

 

Apesar de insuficientes,  as  vacinas que chegaram ao Estado e foram encaminhadas aos município são de inteira responsabilidade do governo, por meio da Secretaria de Estado de Saúde.  Não existe,  sob qualquer hipótese,  a possibilidade  de  comercialização. Qualquer anúncio se trata de fraude.