SENAI e Suzano definem cursos prioritários para formação em Ribas do Rio Pardo

 

Com a nova unidade da Suzano, que já começou a ser instalada em Ribas do Rio Pardo, a demanda por mão de obra qualificada na região deverá aumentar significativamente nos próximos anos. Pensando nisso, o SENAI e a Suzano já definiram quais serão os cursos prioritários de formação profissional na região e, em reunião realizada nesta quinta-feira (12/08), entre a instituição e a multinacional, foi iniciada a estruturação do cronograma de oferta desses cursos.

 

Segundo o diretor-regional do SENAI, Rodolpho Caesar Mangialardo, o objetivo da reunião foi acelerar o início das formações. “Queremos encurtar os prazos de início, haja vista a demanda existente tanto no município de Ribas do Rio Pardo como para o funcionamento da Suzano. Tivemos o prazer de conhecer o gerente da planta, que nos deu muita tranquilidade a esse processo, destacando a importância da parceria com o SENAI para as operações da nova fábrica”.

Para o gerente industrial da Suzano, Leonardo Mendonça Pimenta, que será o responsável pela nova planta, a reunião foi o primeiro passo para transformar positivamente a vida da comunidade. “Por meio da educação de meninos e meninas de Ribas do Rio Pardo, vamos possibilitar uma vida mais digna à população”.

Leonardo Pimenta explicou ainda que foram definidos com o SENAI os cursos prioritários para a demanda da comunidade e da Suzano. “Iniciamos a estruturação dos cronogramas para que esses cursos ganhem formato e comecemos o mais rápido possível. A previsão é de iniciarmos os trabalhos já em outubro”.

Entre os cursos que serão oferecidos, destacam-se técnico em química, técnico em eletroeletrônica, técnico em mecânica, técnico em papel e celulose, além de uma série de formações voltadas para a área florestal. “Essas são as formações que vão atender a indústria, mas sabemos que precisamos ter um olhar global e deveremos ter cursos para formar cozinheiros, por exemplo”.

 

Na avaliação do prefeito, que também se encontrou com os representantes do SENAI e da Suzano, o município deve se desenvolver ainda mais com a presença das duas empresas. “O SENAI é uma instituição que tem uma credibilidade significativa, com cursos de qualidade e um corpo técnico altamente qualificado. Forma profissionais em várias áreas a sua importância está em gerar renda aos nossos trabalhadores, com uma qualificação que com certeza abrirá muitas portas e mudando o perfil de nossa mão de obra”.

Destaques