Edital de R$ 6 milhões em apoio à inovação industrial encerra inscrições em 10 de março

 

Pesquisadores que querem desenvolver ideias inovadoras para o setor industrial têm até o dia 10 de março para inscrever propostas ao edital “Mato Grosso do Sul para a Indústria”. O edital integra o programa “MS +Ciência” e vai oferecer até R$ 6 milhões em apoio a pesquisas industriais.

 

Promovido pelo Sistema FIEMS (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul) em conjunto com a Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia), o edital busca empresas para desenvolver projetos, produtos, serviços e processos de caráter inovador, novos ou aprimorados. Os recursos são oferecidos por meio do SESI e do SENAI, em parceria com o Governo do Estado, além de contrapartida das indústrias.

 

Rodolpho Caesar Mangialardo, diretor regional do SENAI, destaca que o edital representa um marco para o Sistema Indústria. “Para nós, é o pontapé inicial para o fomento da inovação no Estado. Vamos falar de carbono neutro, sustentabilidade, biodiversidade, enfim, uma série de módulos que serão praticados no edital”.

 

Edital de inovação

 

A inscrição deverá ser realizada por meio do Sistema de Informações e Gestão de Projetos da Fundect (https://sigfundect.ledes.net). Podem participar empresas do setor industrial de todos os portes ou startups, desde que sejam baseadas em Mato Grosso do Sul e atendam aos critérios previstos no edital.

 

Ao todo, são 17 linhas temáticas contempladas pelo edital: alimentos e bebidas e agritech; bioeconomia, biotecnologia e engenharia de bioprocesso; cidades inteligentes; design para produto; economia circular; edutech; energias renováveis; energia e sustentabilidade; indústria 4.0; materiais avançados; materiais orientados a produtos; meio ambiente e sustentabilidade; nanotecnologia; resíduos e engenharia de processos; sistemas de energia; soluções em saúde e segurança no trabalho; e Enviromental, Social and Governance (ESG).

 

Fique atento aos novos prazos: a submissão das propostas vai até 10 de março. A divulgação preliminar das ideias aprovadas está prevista para o dia 8 de abril. Já o início da execução dos projetos contratados em primeira chamada ocorrerá a partir de 1º de julho. Os organizadores do edital reservam-se o direito de alterar o cronograma, dando a devida publicidade. SESI e SENAI são proponentes executores, enquanto que IEL, Sebrae, FIEMS, Fundect e Semagro são proponentes apoiadores.

 

Destaques