Em Alagoas: Pousada Nascente dos Milagres, sonho que se concretiza com suor, cimento, tijolo e muita perseverença

Estácio em frente à sua pousada que passa por ampliação (Foto: Eli Morais de Brites)


FOTO VINHETAPATACHOPRESS/Eli Morais de Brites

Estácio é um nordestino movido a trabalho. E também a sonho.

Daqueles sonhos arretados que começa quando se vê algo bonito em uma revista e dá vontade de fazer igual. E não é que ele fez, num sabe? Com recursos próprios, sem recorrer à nenhuma linha de crédito oficial ou a empréstimo de terceiros. “É só Deus me ajudando”, diz com satisfação.

Isso mesmo. Estácio Leonídio dos Santos Neto é cabra bom, que pula cedo da cama e vai para a construção civil  comandar uma equipe na edificação de chalés de uma futura pousada – de uma empresário da região – na Praia do Patacho, em Porto de Pedras, município no norte do Estado de Alagoas. Só deixa o serviço de lado por algum tempo quando dá aquela fome da bexiga.

Depois de um dia de trabalho, volta para casa – em São Miguel dos Milagres, cidade vizinha – onde irá derramar mais suor, enquanto prepara a massa que, sem dúvida nenhuma, recebe algumas gotas que pingam do seu rosto. Alegre, ele não reclama do esforço que é em causa própria.

Fachada da pousada também tem semelhança com casa de veraneio da revista (Foto: Eli Morais de Brites)

Afinal, com cimento e tijolos concretiza um sonho: aumentar a sua pousada que tem o nome sugestivo de Nascente dos Milagres (Avenida Francisco Lima s/n – telefones (87)  9918-5131 e (87) 9187-6717) e fica a pouco menos de 700 metros da praia. Em dezembro ele estará oferecendo aos turistas nada menos que seis suítes, divididas nos pisos inferior e superior. Todas as acomodações com cama box, ar condicionado, frigobar e, é claro, wi-fi.”O que eu ganho lá (na construção em Patacho) eu jogo aqui”, confidencia.

Entrada da pousada está sendo construída exatamente como Estácio viu em uma revista (Foto: Eli Morais de Brites)

E o detalhe é que a entrada de sua pousada está sendo construída exatamente igual a que ele viu numa página da revista de circulação nacional Reformar e Construir. Há quatro anos ele acalenta esse sonho que, agora, começa a tomar forma.

Perseverança

Filho de pescador que aprendeu a profissão de pedreiro ”encarando” a construção e depois se tornou mestre de obra, Estácio é casado com D. Sara, tem duas fihas e uma neta. A sua casa é a Pousada Nascente dos Milagres que em março de 2015 fará dois anos de funcionamento.

Há dois anos, quando de intensa procura de turistas por acomodações e que bateram à sua porta, ele não teve dúvida em vislumbrar um negócio rentável na residência de sua propriedade desde 2002. Chamou a mulher e filhas, conversou com o sogro que tem casa no mesmo terreno do dele, e as duas casas serviram de pousada para a temporada dos visitantes. Ele e a família foram para uma casa alugada.

Além disso oferece serviços complementares como passeios de jangadas nas piscinas naturais, visitação ao peixe-boi, mergulho noturno e nos corais, em parceria com algumas empresas que atuam na área.

Com o dinheiro pago pelos turistas e mais o que ele tinha como poupança, começou a investir no local para ampliá-lo e melhorar as acomodações. E foi, com essa determinação, que ele resolveu investir no sonho.

Página de revista

“Pensei, então, numa noite: já que vou investir na pousada, vou fazer daquele jeito que vi na revista”. Assim, foi entre os seus ”guardados” e retirou uma página da revista Reformar e Construir – datada de março de 1999. “Aí falei: agora vou fazer igualzinho. Vou realizar meu sonho”, diz Estácio.

Estácio guarda a página da revista, de onde tirou o modelo para sua pousada, com extremo carinho (Foto: Eli Morais de Brites)

A página, dobrada com carinho, é uma relíquia que só ele tem acesso. ”Meu neto um dia me viu com ela na mão e pediu. Eu disse prá ele que podia brincar com que quisesse na casa, mas com essa aqui nunca”. Seu ”troféu” tem destino definido. “Vou plastificar essa folha e colocar bem ali (apontando o local) na parede, bem na entrada da pousada”.

Com início das obras, Estácio trabalha praticamente dia e noite. Com orgulho mostra como estão andando os trabalhos que ele comanda pessoalmente, inclusive literalmente colocando a mão na massa.

“Nos quartos e na cozinha estou colocando material de qualidade, como vocês podem ver”, explica. “Também estou utilizando material de demolição para fazer, por exemplo, corrimão, a decoração da entrada e algumas coisas diferentes para agradar os olhos dos turistas”, afirma.

Ele planeja ainda ”fazer um lago pequeno ali perto da entrada, colocar alguns peixes e decorar com pedrinhas brancas”.

O site da pousada é www.pousadanascentedosmilagres.com.br mas está sendo repaginado.

Na despedida, ele nos acompanha até à frente da pousada. Antes do aceno final, fala: “‘Tá vendo esse terreno aí na frente? Comprei. Vai ser o estacionamento da Nascente dos Milagres”.

 

GE DIGITAL CAMERA

“Subiu a construção como se fosse máquina
Ergueu no patamar quatro paredes sólidas

Tijolo com tijolo num desenho mágico…”
(Construção – Chico Buarque)

Destaques

MS, BRASIL E MUNDO