ACICG aponta quase 7 mil exclusões do cadastro de inadimplentes no mês de junho em Campo Grande

ZeroUmInforma/Economia – Boletim produzido pela Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG) para estudar a inadimplência na Capital atestou que, no mês de junho, apesar de o Índice de Negativação do Comércio (INC) ter aumentado em relação a maio, 6.980 registros foram excluídos do cadastro de inadimplência do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), 513 a mais que no mês anterior. O Índice de Recuperação do Crédito (IRC) sofreu queda, mas ainda permanece acima dos dados registrados no mesmo período de em 2014.

Metodologia – Considerando que a sazonalidade é uma característica da atividade comercial, tanto o INC quanto o IRC foram desenvolvidos com base fixa definida pela média do desempenho do ano de 2014. Portanto, os valores acima de 100 pontos são os que ultrapassam a média obtida no ano de 2014, e os valores abaixo de 100 estão aquém da média.

INC

O Índice de Negativação do Comércio (INC/ACICG) encerrou o mês maio em 37 pontos, 4 pontos acima do indicador de maio. “A trajetória desse indicador é consistente com a sazonalidade observada nos anos anteriores, mas tem demonstrado sobretudo a partir de janeiro, um comportamento bastante conservador por parte do consumidor. As incertezas derivadas do comportamento da economia, fizeram com que as famílias reduzissem severamente o consumo e passassem a priorizar a regularização de seus compromissos, resultando, mesmo com o pequeno aumento de 4 pontos, na manutenção do nível das negativações registradas”, analisa o economista da ACICG, Normann Kallmus.

IRC 

Em junho, o Índice de Recuperação de Crédito (IRC) foi de 63 pontos, contra 100 registrados em maio e 71 em abril. “O que pode à primeira vista parecer preocupante, visto tratar-se de uma queda significativa em relação aos períodos anteriores, acaba sendo compensado pelo fato de que a atividade do comércio como um todo estava baixa, e vem se recuperando mês a mês, conforme mostramos no último boletim do Movimento do Comércio Varejista (MCV). Trocando em miúdos, por estarem se endividando menos, as famílias estão buscando menos recuperação do crédito, mas ainda assim, houve quase 7 mil exclusões do cadastro de inadimplentes”, lembra o economista.

Pontos de atenção

O pesquisador alerta que o empresário deve estar atento a alguns aspectos que podem se constituir em ameaças ou oportunidades aos negócios nas próximas semanas. “Julho tradicionalmente costuma trazer um acúmulo de débitos relacionados às férias e a matrículas escolares. O processo eleitoral deverá trazer à tona a discussão da carga tributária”, finaliza Normann Kallmus.

Os boletins com o Índice de Recuperação e de Negativação do Comércio, bem como bem como a pesquisa sobre o Movimento do Comércio Varejista na íntegra podem ser consultados no site www.acicg.com.br.

 

Destaques

MS, BRASIL E MUNDO