Câmara dos Dirigentes Lojistas cria grupo para buscar soluções à segurança no centro da cidade

Diante da onda de arrombamentos e furtos que vem acontecendo na região central da capital, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Campo Grande – CDL CG criou um grupo de trabalho formado por representantes da entidade, lojistas, Conselho Comunitário de Segurança da Área Central, Polícias Civil e Militar, Guarda Civil Municipal, além do Subsecretário de Governo, Luciano Silva Martins e do Secretário Municipal de Segurança, Valério Azambuja.

 

O objetivo do grupo é criar e colocar em ação estratégias para acabar com os furtos e arrombamentos que vem acontecendo com grande frequência na região central da capital. O presidente da CDL CG, Adelaido Vila, destacou que algumas ações já vêm acontecendo, mas é preciso um somatório de forças para que tenham mais efetividade. “Nós da CDL CG, junto com o Conselho De Segurança, temos realizado algumas ações, as polícias e as guarda municipal também têm atuado na área, mas ainda não tem sido o suficiente, é preciso juntemos as forças para que encontremos uma solução definitiva”, frisou Adelaido.

 

Os delegados da Polícia Civil, Claudio Zouto, Mario Queiroz e Daniela Kades, foram unanimes em dizer que as polícias estão trabalhando, fazendo prisões, mas que é preciso que as vítimas registrem a ocorrência e tomem alguns procedimentos para que sejam recolhidas provas suficientes para processar os acusados e mantê-los presos. Ficou decidido na reunião que será preparado um material com orientações para os lojistas.

 

O tenente-coronel PM Claudemir de Melo Domingos foi enfático em dizer que a ação da Polícia Militar tem sido eficiente, com várias prisões e o serviço de inteligência da PM e que todo o efetivo do 1º Batalhão está a postos para o trabalho na região.

 

Os representantes do Conselho de Segurança falaram sobre as ações realizadas junto às pessoas em situação de rua, que já estão tendo resultado, como o encaminhamento para clínicas de reabilitação e também para postos de trabalho, além do envio para a cidade natal, conforme o desejo da pessoa.

 

Já o representante da secretaria municipal de Governo se comprometeu em marcar junto às secretarias de Assistência Social e Saúde reuniões para que mais setores estejam envolvidos e encaminhar os pedidos de melhorias na infraestrutura, como iluminação público, à secretaria de Obras.

 

Valério Azambuja, secretário de segurança de Campo Grande, se comprometeu em colocar mais efetivo da Guarda Municipal para ajudar nas ações coordenadas que acontecerão na região.

 

Cidadão Integrado

 

A CDL CG apresentou aos participantes o projeto Cidadão Integrado, que foi buscar a tecnologia usada em Nova Iorque e São Paulo para oferecer uma opção de segurança a seus associados e população em geral, por meio de uma solução eficiente e de baixo custo, utilizando o videomonitoramento.

 

O projeto pretende integrar as câmeras privadas com forças de segurança pública, promovendo o acesso a imagens em tempo real, de Campo Grande, sem a necessidade de equipamentos para armazenamento das imagens.

 

Os documentos de referência para o convênio já estão sendo preparados e a CDL CG já está divulgando o Cidadão Integrado para os associados e parceiros integradores, para que mais câmeras sejam inseridas no projeto.

 

Ação coordenada

 

Ficou decidido na reunião que a CDL CG irá até o Tribunal de Justiça e Ministério Público para levar as demandas da área e buscar apoio. Também serão realizadas novas ações, integrando todos os participantes do grupo de trabalho.

Destaques