Com US$ 4,2 mi de exportação, MS ganha Frente Parlamentar para alavancar pesca

 

Os números mostram o potencial de Mato Grosso do Sul como o segundo Estado no país como o maior exportador de tilápia. As vendas externas do peixe contribuíram com os cofres públicos em US$ 4,2 milhões em 2022, provenientes de um volume exportado dessa espécime e seus derivados, também no ano passado, de 1,48 mil toneladas, de acordo com o último Informativo de Comércio Exterior da Piscicultura, do mês de janeiro. O setor de pesca, portanto, entra de forma mais ampla na pauta de discussões no Legislativo estadual.

 

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul instituiu a Frente Parlamentar em Defesa da Cadeia Produtiva da Pesca. Para isso, a Mesa Diretora publicado o Ato 03/2023, na quinta-feira da semana que passou. A finalidade: propor, discutir e acompanhar a execução de políticas públicas e privadas relacionada a este segmento de forte apelo econômico, no Estado.

 

A Frente Parlamentar também terá a participação de vereadores das cidades pesqueiras, representantes das colônias de pescadores artesanais profissionais, dos catadores de isca, do setor turismo e da pesca e, ainda, dos demais agentes sociais da cadeia produtiva desse segmento.

 

O autor da proposta da criação dessa frente, o deputado Amarildo Cruz (PT) será o coordenador, e o grupo conta com a participação dos parlamentares Antonio Vaz (Republicanos), Jamilson Name (PSDB), João César Mattogrosso (PSDB), João Henrique (PL), Junior Mochi (MDB), Pedro Kemp (PT), Pedrossian Neto (PSD), Professor Rinaldo Modesto (Podemos), Roberto Hashioka (União) e Zeca do PT (PT).

Destaques