Durante encontro de empresários na Capital, Sérgio Longen reforça importância de planejamento estratégico

Ao participar do 3º Comitê de Presidentes da Rede Paex (Parceiros para Excelência), realizado pela Fundação Dom Cabral e TV Morena na noite de terça-feira (13/11), no auditório do Sebrae/MS, em Campo Grande (MS), o presidente da Fiems, Sérgio Longen, destacou a importância da implantação de estratégias dentro das empresas e como o setor industrial se planeja para colocar em prática as ações e atingir as metas propostas.

 

“Não adianta pegar o planejamento de uma indústria e querer que esse mesmo planejamento sirva para a outra indústria. Cada uma tem suas características e peculiaridades. Nós, enquanto representantes da indústria, temos grandes desafios de competitividade e é importante discutirmos como o planejamento estratégico é feito, de que forma nós tecnicamente podemos embasar esse planejamento para ser executado a pequeno, médio e longo prazo”, discursou Sérgio Longen.

 

Ele acrescentou que a grande dificuldade dos empresários é de conseguir executar seus planejamentos. “Por isso, penso que se tornam muito interessantes eventos como esse porque é uma oportunidade dos participantes melhorarem seu planejamento com relação a como operacionalizar isso. Acredito que esse momento não poderia ser mais propício, principalmente por vivermos boas expectativas para o próximo ano, que tenho certeza de que será melhor”, finalizou.

 

Segundo Luiz Gustavo Mujica, associado regional da Fundação Dom Cabral, o evento é realizado de três a quatro vezes ao ano e tem como objetivo a troca de experiências entre as empresas e as partes interessadas dentro da sociedade local. “O foco aqui é apresentar boas práticas e discutir estratégias, que são o grande gargalo do empresário. A Fiems é uma instituição estratégica para isso e as federações da indústria do País inteiro são grandes parceiras da Fundação Dom Cabral”, ressaltou.

 

O diretor-executivo da RMC (Rede Mato-Grossense de Comunicação), Nicomedes Silva Filho, agradeceu a presença de todos e ressaltou que um planejamento bem elaborado e executado é capaz de mudar o mundo. “Acreditamos nisso e apoiamos a geração de conhecimento. Por isso, estamos realizando esse evento com a Fundação Dom Cabral e com parceiros como Fiems e Sebrae/MS, que levam conhecimento para as empresas e seus trabalhadores, desenvolvendo os negócios do nosso Estado”, declarou.

 

Para o diretor de marketing da TV Morena, Antônio Alves, esse é um momento em que os empresários estão preocupados em fazer seu planejamento para o próximo ano. “Mas esse evento não é voltado para o exercício do planejamento e sim para a execução porque mais de 90% dos planejamentos não são concluídos. A intenção aqui então é trocar ideia e começar a estudar como executar esses planos e nada mais justo do que convidarmos o presidente da Fiems, Sérgio Longen, como representante da indústria para dar sua contribuição sobre esse assunto aos empresários presentes”, salientou.

Já o superintendente do Sebrae, Cláudio Mendonça, reforçou que a questão do planejamento passa pela cultura das empresas. “Tem uma frase de que gosto muito que diz que a cultura come a estratégia no café da manhã. De nada adianta a empresa se planejar, mas esquecer de envolver seus colaboradores nesse planejamento, porque se eles não tiverem a mesma cultura, o planejamento só vai ser um planejamento e nunca sairá do papel. Por isso aqui no Sebrae constantemente fazemos reuniões para ouvir os colaboradores para que eles se sintam parte da empresa”, concluiu.

Destaques