Em dois meses, consumidores solicitaram bloqueios de 198 telefones pelo Bloqtel, segundo dados do Procon Estadual

Aplicativo que veio para dar  um pouco mais de  tranquilidade às pessoas  no tocante a recebimento de  ligações  telefônicas indesejadas, o Bloqueio de Telefones para recebimento de  ligações de telemarketing – Bloqtel, integrante do site do Procon Estadual, tem recebido, numero crescente de  acessos por consumidores que se sentem incomodados com assédio de empresas  que realizam ligações, principalmente, para  oferecer “planos” de operadoras  de telefonia. Entretanto, é considerável a quantidade de  entidades financeiras que oferecem  “pacotes”.

 

Somente este ano, a Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor – Procon/MS, órgão integrante da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho – Sedhast, catalogou – por meio do Bloqtel – 281 denúncias,  das  quais 198 somente no período de fevereiro a abril de  2 020, um aumento superior a 600% em comparação com o mesmo período do ano passado (2 019), cujos registros totalizaram 33.

 

No ano em curso, as empresas mais reclamadas são, pela ordem, a NET com 35 reclamações seguida pela SKY com 26 e banco Santander com 23 e pela Claro com 15.Com registros em menor quantidade, mas nem por isso considerados de menor importância seguem a TIM, a Vivo, o banco Itaú, o BMG e a Oi. Para poder  se utilizar desse serviço, o usuário deverá se cadastrar, por meio do site do Procon Estadual.

 

O usuário deverá fornecendo informações pessoais como nome completo, números de RG e CPF, endereço com CEP e o número dos telefones que deseja bloquear para recebimento de ligações. A partir da implantação desse serviço, em 2 009, foram realizados 662 cadastros com 2 489 denúncias o que  resultou no bloqueio de  36.699 telefones.

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