Energisa se posiciona sobre divulgação pelo Procon Estadual do número de reclamações

A respeito da matéria “Insatisfação de consumidores gera mais de 15 mil reclamações no Procon Estadual“, cuja fonte é o Procon Estadual, uma das empresas citadas, a Energisa, faz o seguinte esclarecimento:

 

A Energisa informa que o ranking do Procon considera em seu número, além das reclamações, os atendimentos e orientações realizadas ao cliente. O ranking apresenta ainda um elevado número de reclamações improcedentes, bem como reclamações duplicadas.

 

 

Ajustando o número no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), base dados que é utilizada pelo próprio Procon, o número correto seria:

 

(+) Número Considerado no Ranking pelo PROCON – 900

 

(-) Atendimentos e Orientações (Não são reclamações) – 301

 

(-) Reclamações Improcedentes e arquivadas (Foram todas respondidas e não existia procedência) – 222

 

(-) Reclamações Duplicadas ou Triplicadas – 145

Número Real do Ranking – 232

 

A distribuidora reforça ainda que o ranking em número absoluto não representa a eficiência das empresas, pois empresas que tem poucos clientes são comparadas a empresas que atendem milhões de clientes, como é o caso da Energisa. Se considerarmos, portanto, os ajustes citados acima, a posição da empresa no ranking seria substancialmente alterada.”

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