Feriado terá 350 lojas funcionando na Capital, segundo sindicato dos comerciários

ZeroUmInforma

O comércio da Capital abre no feriado de amanhã (07, Independência do Brasil, com cerca de 70% das lojas – 350 estabelecimentos – e em condições especiais, segundo informações do Sindicatos dos Empregados  no Comércio de Campo Grande (SECCG).

Ademar Lima da Mota fala sobre funcionamento do comércio no feriado (Foto: Divulgação)
Ademar Lima da Mota fala sobre funcionamento do comércio no feriado (Foto: Divulgação)

O comércio da área central, segundo ainda o sindicato, deverá funcionar das 9h às 18h, enquanto os shopping centers, em horário normal, ou seja, das 10h às 22h. Entretanto, só poderão abrir aquelas lojas que fizeram o termo de “adesão” junto à entidade. Ou seja, aquelas que enviaram documento à entidade manifestando interesse em abrir o comércio e informando também a relação de funcionários que trabalhará nesse dia.

De acordo com Idelmar da Mota Lima, presidente do SECCG, as lojas que fizeram a adesão para abrir amanhã terão que pagar, ao final do dia, para cada funcionário, o valor correspondente a 7% do piso salarial da categoria, que equivale a R$ 53,69.

Além disso, o funcionário terá também direito a uma folga na semana subsequente. “A empresa que não cumprir esses requisitos deve ser denunciada ao sindicato (3348-3232), para que tomemos providências cabíveis, que prevê penalidades”, adverte Idelmar.

O sindicalista informou que o termo de adesão, valores pagos pelo dia trabalhado e folga, estão previstos na Convenção Coletiva de Trabalho assinada com a classe patronal. “Vamos manter um plantão fiscal neste sábado para impedir a abertura de lojas que não estão autorizadas a fazê-lo, porque não fizeram a adesão. Não vamos permitir que os direitos dos comerciários sejam burlados”, advertiu Idelmar.

Veja a relação:

Shopping dos Ipês …………….. 20 Lojas
Shopping Norte/Sul …………… 50 Lojas
Shopping Campo Grande …… 100 Lojas
Área Central …………………… 180 Lojas

TOTAL…………………………… 350 Lojas

Destaques