Fiems e delegação chilena assinam acordo de cooperação sobre a Rota Bioceânica

 

O vice-presidente da Fiems, Crosara Júnior, e o governador da região de Tarapacá, no Chile, José Miguel Carvajal, assinaram ontem (7) um acordo de cooperação que trata de oportunidades comerciais com a Rota Bioceânica.

 

Crosara Júnior agradeceu a presença da delegação chilena composta por membros do governo regional de Tarapacá, da prefeitura de Iquique e de associações industrial e comercial do país vizinho e ressaltou a importância de começar as negociações, mesmo antes da rota ficar pronta. “É um primeiro passo muito importante que vocês dão, mostra que o Chile acredita no potencial dessa relação com o Brasil e nós temos certeza de que isso vai render muitos bons frutos”, afirmou.

 

Ele também reforçou iniciativas que a Fiems pode oferecer. “Nós temos tecnologia educacional de ponta, tanto na educação básica, quanto na educação profissional, e eu acho que esse é um ponto importante pra ser discutido a partir de agora entre os nossos técnicos e o escritório chileno instalado em Campo Grande, para que a gente já comece a colaborar nesse sentido, de levar daqui pra lá o que a gente tem de experiencia educacional, experiência empresarial”, projetou.

 

O governador da região de Tarapacá, José Miguel Carvajal, destacou que, finalmente, um novo ciclo está prestes a começar com a Rota Bioceânica. “Esse processo logístico pode ser um dos mais importantes do mundo, que une os produtores do setor industrial de Mato Grosso do Sul ao Pacífico, através da região de Tarapacá. Esse intercâmbio cultural permitirá, em breve, dar início a relações comerciais com as empresas do norte do Chile, que tem vínculo com o mercado asiático. Esse é o setor comercial que queremos apresentar para iniciar neste convênio de colaboração”, ressaltou.

 

Carvajal anunciou ainda que será realizado um evento nos dias 28, 29 e 30 de novembro e convocou os segmentos interessados. “Quero convidar todas as empresas que queiram conhecer as projeções econômicas deste futuro corredor bioceânico, que possam participar conosco neste grande encontro de negócios, será em Iquique, na região de Tarapacá”, concluiu. Tarapacá é uma das 16 regiões do Chile, a capital é Iquique. A região é banhada a oeste pelo oceano Pacífico e abriga a zona franca de Iquique, responsável por exportar grande parte da produção mineral do Chile para o mercado asiático.

Destaques

MS, BRASIL E MUNDO