Governos do Brasil e Uruguai estreitam parcerias em obras de infraestrutura

O ministro de Portos e Aeroportos (MPor), Silvio Costa Filho, recebeu, o embaixador do Uruguai no Brasil, Guilherme Valles, para tratar sobre parcerias de infraestrutura entre os dois pais. No encontro, ambos firmaram compromissos para importantes obras em infraestrutura que interligam as duas nações, entre elas a dragagem e sinalização da hidrovia da Lagoa Mirim, no Rio Grande do Sul.

 

Conhecida como hidrovia Brasil-Uruguai, as intervenções buscam ampliar o tráfego seguro de embarcações e o escoamento de cargas pela região sul do continente sul-americano. A dragagem e sinalização serão realizadas pelo canal de São Gonçalo, que conecta ambas as Lagoas, no trecho entre o Canal do Sangradouro (Extremo Norte) e o Canal de Acesso ao Porto de Santa Vitória do Palmar (Extremo Sul). A previsão é que o edital seja lançado em dezembro.

 

Outro ponto debatido na reunião foi a binacionalização do aeroporto de Rivera, no Uruguai. A cidade de Rivera fica a cerca de 500 quilômetros da capital uruguaia, Montevidéu, e faz fronteira com Sant’Ana do Livramento, no Rio Grande do Sul. O acordo interligará rotas aéreas entre os dois países, o que vai gerar mais turismo e emprego e renda para os moradores das cidades atendidas. Atualmente, o aeroporto passa por reformas, e a previsão de inauguração é em meados de dezembro. O acordo vai eliminar burocracias e trazer mais voos para a região de Santana do Livramento (RS).

Além disso, outra importante obra a ser executada é a construção da segunda ponte sobre o Rio Jaguarão, localizado na BR-116/RS. A ponte vai melhorar a estrutura na região da fronteira, e é fundamental para estreitar não só o tráfego de pessoas e cargas entre os países, mas irá fortalecer as relações bilaterais.

 

O ministro Silvio Costa Filho destacou que as obras são fundamentais para ampliar a relação comercial entre Brasil e Uruguai. “Estaremos presentes na obras de inauguração que vão trazer mais qualidade ao aeroporto e mais turistas para os dois países”, ressaltou o ministro.

 

O encontro também contou com a participação do senador Luis Carlos Heinze e o conselheiro do Uruguai Santiago Ferrari-Rossi. 

 

Por:Ministério de Portos e Aeroportos

Destaques

MS, BRASIL E MUNDO