Procon Estadual atende denúncias de consumidores e autua outra unidade das Lojas Americanas, em Campo Grande

Com a finalidade de verificar denúncias realizadas por consumidores, equipe de fiscalização da Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor – Procon/MS, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho – Sedhast, realizou diligências em mais uma unidade das Lojas Americanas em Campo Grande, desta vez na que está localizada na rua 14 de Julho.

 

Como foi relatado nas denúncias, vários produtos foram encontrados expostos à venda com prazo de validade expirado. Entre estes, vale ressaltar 13 embalagens de sucos diversos vencidos desde abril passado, 11 unidades de chocolates em barras, algumas delas vencidas desde fevereiro, nove embalagens de biscoitos e bolachas diversas, mix de frutas, além de salgadinhos também vencidos.

 

Todos os itens fora da validade foram descartados pela equipe na presença de funcionários do estabelecimento fiscalizado. Em se Tratando de Lojas Americanas foi constatado mais um detalhe na fiscalização, ou seja, a ausência de troco principalmente quando os produtos apresentam preços com valores não exatos e o troco seria de R$ 0,01ou poucos centavos a mais.

 

Por exemplo, água mineral que está à venda por R$ 1,99 e na realidade são cobrados R$ 2,00. O problema já havia sido verificado em outra unidade da rede, fiscalizada dias atrás. Como a prática se configura em transgressão às relações de consumo, foi elaborado auto de infração englobando tanto os produtos vencidos como a falta de troco e dado prazo aos responsáveis pela unidade comercial para apresentarem justificativa e defesa.

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