Procon Estadual registra um total de 39 978 bloqueios de telefone por ligações indevidas

A partir do momento em que tomam conhecimento dos  serviços prestados pela Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor –Procon/MS, órgão integrante da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho – Sedhast, os consumidores passam a  utilizá-los e se beneficiar dos seus  efeitos.

 

Exemplo é Bloqueio de telefones para não recebimento de telemarketing – Bloqtel que em  2019 recebeu 495 denúncias sendo que 404 das quais  ocorreram somente no período de  janeiro a setembro daquele ano, período considerado para que possamos  estabelecer comparativo com  as ocorrências  do ano em curso cujos registro superaram o dobro do ano passado, uma vez que foram 876 denúncias.

 

Em levantamento que computou todos os registros desde o início de 2 019 até 13 de outubro de 2 020, constatou-se que  ocorreram 3 069 denúncias com cadastramento de  605 fornecedores culminando no bloqueio de  39 978 telefones. Para efeito de  estatística, levou-se em consideração 11 empresas, entre  as denunciadas no ano passado, merecendo destaque a Claro com 57 ocorrência, seguida da Vivo (45),,da Net (30) e da Sky com 27. Entretanto outras  tantas também fazem parte das reclamações, entre estas , pela ordem, o BMG,  TAM, Santander, TIM,  OI e  Itaú.

 

Em relação a este ano, com o crescimento do número de denúncias, cresceu também a quantidade por empresa. A Oi passou a liderar com 234  registros vindo a seguir a NET (121), a Claro (71),  a Sky (62) e o Santander (42). Ressalte-se que, como no ano anterior, outras  empresas também  foram alvo de reclamações como é o caso da  Vivo (35), BMG (32), TIM (21), Itaú (16)) Banco Pan (14) e Safra (11).

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