Programa do SENAI já ajudou 14 empresas a melhorarem competitividade no mercado

 

Com foco na redução de custos para a indústria e a melhoria da competitividade dos produtos, o programa Brasil Mais, de iniciativa do Governo Federal em parceria com o SENAI, está em busca de empresas que queiram ampliar sua visão de negócios e melhorar as técnicas de produção com baixo custo e alto impacto.

 

O programa teve início no ano passado e oferece às micro, pequenas e médias empresas soluções para melhorar a gestão, inovar processos e reduzir desperdícios. A consultoria tem duração média de quatro meses e é coordenado pelo Ministério da Economia, com gestão operacional da ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial) e executado pelo SENAI e pelo Sebrae.

 

Segundo o consultor do SENAI Empresa, Alonso Simões, nesse primeiro ciclo de consultorias, 14 empresas foram atendidas e a média de ganho de produtividade obtida foi de 85%. “Essa primeira fase das consultorias foi muito positiva, a segunda e etapa será aberta em breve e os interessados podem procurar o IST em Eficiência Operacional. Atualmente, temos frentes de atendimento nas nossas unidades SENAI de Campo Grande, Dourados e Três Lagoas e nossa previsão é iniciar três turmas para até oito empresas”.

 

Alonso Simões reforça que o objetivo do Brasil Mais é buscar aumento de produtividade no setor ou departamento para aplicar ferramentas da manufatura enxuta. “Isso ocorre com a mentoria de três colaboradores da empresa, que serão capacitados na filosofia lean manufacturing para enxergar desperdícios e reduzi-los”, completa.

 

Para participar do programa, as indústrias devem ter de 11 a 499 colaboradores. É necessário que tenha ao menos um CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) industrial, primário ou secundário. Ao todo são 64 horas de atendimento, que envolve capacitação EAD (8h), mentoria teórica em grupo (20h), mentoria prática na empresa (20h) e consultoria (16h).

Destaques