Governo recebe “Propostas para a retomada da indústria e geração de empregos”

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) realizou na terça-feira (7) evento para a entrega de um documento contendo 44 propostas para a retomada da indústria e do emprego em 2022. O presidente da CNI, Robson Andrade, fez a entrega das propostas ao presidente Jair Bolsonaro. O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, astronauta Marcos Pontes, participou do evento.

 

O ministro Pontes declarou que ficou evidente no encontro da CNI o quão essenciais são para o desenvolvimento do País a educação, a ciência, a tecnologia e a inovação, e a confluência dessas áreas. “Você não consegue desenvolver o crescimento da indústria se não tiver profissionais capacitados”, apontou. “Instituições como o SENAI, os institutos federais e programas do MCTI como o Brasil Futuro, com a Softex, para a formação de 40 mil profissionais para o setor de TICs”.

 

O ministro disse, ainda, que a formação profissional é essencial, mas não é tudo – “temos que ter investimentos para desenvolver ciência, tecnologia e inovações, se o País quer ser competitivo”, disse e ressaltou o protagonismo do ministério no desenvolvimento de tecnologias 4.0, inteligência artificial e Internet das Coisas.

 

Sob aplausos, o presidente da República, Jair Bolsonaro, afirmou que o governo deve trabalhar para os empresários, e não o contrário. “Temos que unir forças e meios para cumprir essa missão”, disse. “Com um bom time de ministros, secretários, empresários, homens do campo, profissionais liberais, cristãos e ateus, junto vamos superar obstáculos. Não tem por que não sermos otimistas”.

 

O documento “Propostas para a retomada da indústria e geração de empregos”, entregue ao presidente da República, foi elaborado com base em subsídios das Federações Estaduais de Indústria, das Associações da Indústria, da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) e de reuniões com empresas coletados durante o ano e refinados em reuniões dos Fóruns e Conselhos Temáticos da CNI e do Fórum Nacional da Indústria (FNI).

 

Participaram também da solenidade o ministro da Economia, Paulo Guedes, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, o presidente do conselho de administração da Totvs, Laércio Cosentino, a presidente executiva da Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa, Elisabeth de Carvalhaes, e o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso, Gustavo Oliveira.

 

Destaques