SESI conclui implantação de totens para controlar pausas térmicas em frigorífico

 

O Centro de Inovação do SESI de Mato Grosso do Sul concluiu a implantação de totens para controlar pausas térmicas nas áreas frias do frigorífico Bello Alimentos, localizado em Itaquiraí (MS). Técnicos do SESI estiveram na unidade ao longo da última semana para aplicar treinamento aos gestores e funcionários da empresa sobre o novo sistema.

 

O projeto “Gestão de Pausas Térmicas” conta com elementos de inteligência artificial para garantir o controle efetivo dos intervalos dos funcionários – uma exigência regulamentada em normas trabalhistas. Com isso, a Bello Alimentos poderá avaliar seus processos de forma mais assertiva, fornecendo segurança jurídica à empresa e evitando eventuais passivos trabalhistas.

 

Ricardo Egídio dos Santos Junior, gerente de Tecnologia de Inovação do Centro de Inovação SESI MS, explica que o trabalhador tem apenas de aproximar seu crachá do dispositivo, que o totem registra sua pausa e coleta uma foto para reconhecimento facial, que gerará evidências sobre aquele trabalhador.

 

“Essa solução irá auxiliar em uma importante demanda do setor frigorífico relacionada à gestão de pausas térmicas em ambientes artificialmente frios exigidos pela NR 36 (Norma Regulamentadora do Trabalho), que estabelece diretrizes e requisitos de SST (Saúde e Segurança do Trabalho) em empresas de abate e processamento de carnes e derivados”.

 

Dilson Francesquini Borba, supervisor administrativo da unidade de Itaquiraí, diz estar otimista com o sucesso do projeto. “Por mais eficiente que buscamos ser, esses controles hoje são manuais. Não há uma tecnologia que facilite. A grande expectativa é que esse projeto nos ajude com o monitoramento, para sabermos o quanto estamos sendo assertivos e o quanto temos de oportunidade de melhorias e ajustes”.

 

Gislaine dos Santos Ataíde, coordenadora do SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) da Bello Alimentos, destaca que os totens são uma ferramenta para facilitar o dia a dia dos colaboradores, além de melhorar a gestão das pausas térmicas. “Em vários ambientes já existe a pausa, porém não se consegue provar que ela foi feita. Com a gestão por meio de um software, conseguimos fazer essa comprovação com base nas exigências das normas”.

 

Sua empresa também pode utilizar os serviços do Centro de Inovação SESI

 

Empreendimentos de todos os portes podem adquirir e utilizar os serviços dos Centros de Inovação. O primeiro passo é relatar seu desafio e, uma vez identificado o que pode ser feito, o projeto é direcionado ao centro mais adequado. Em Mato Grosso do Sul, por exemplo, a área de pesquisa é voltada para a sistemas de gestão da saúde e segurança do trabalho. Há também a possibilidade de adquirir as soluções já desenvolvidas, que ficam expostas na Plataforma Nacional de Soluções SESI, à disposição dos gestores das áreas de saúde e segurança do trabalho da indústria.