Sistema Fiems aprova Programa de Compliance como forma de combate à corrupção

Como forma de contribuir com o combate à corrupção no Brasil, o Sistema Fiems, composto pelo Sesi, Senai e IEL, aprovou o Programa de Compliance, um conjunto de medidas e ações institucionais voltadas à prevenção, detecção e à correção de desvios em relação às leis, normas e regulamentos externos e internos e ao Código de Conduta e Ética.

 

Segundo o presidente da Fiems, Sérgio Longen, o Sistema Indústria já vem executando práticas de compliance há anos, mas agora foi estruturado um programa mais abrangente para ser implementado internamente com o objetivo de melhorar os processos voltados cada vez mais com compromisso da integridade e transparência na condução de seus negócios.

 

“Da forma que estamos utilizando o compliance no Sistema Indústria pretendemos inclusive inserir essa base inicial nas pequenas e médias empresas. Até porque, as grandes empresas, em sua maioria, já têm seu Programa de Compliance, mas é importante que o pequeno empreendedor conheça o compliance, de que forma ele pode começar a se manifestar no seu negócio. Então com certeza esse programa vai ser um avanço”, afirmou.

 

A gerente de compliance do Sistema FIEMS, Sílvia Gonda, explica que o programa vai se aplicar a toda a força de trabalho da instituição, desde os membros dos órgãos normativos, dirigentes, colaboradores, estagiários e terceiros, sem distinção da função exercida, além das clientes, fornecedores e parceiros.

 

“No Programa de Compliance do Sistema Fiems, foram definidos os pilares que vão nortear nossa atuação, que são Suporte da Alta Administração, Avaliação de Riscos, Código de Conduta e de Políticas de Compliance, Controles Internos, Treinamentos e Comunicação, Canais de Denúncia, Investigações Internas, Monitoramento e Auditoria e Due Diligence. Já temos o primeiro e principal pilar, que é o apoio da alta administração, que aprovou o programa e nos deu toda a autonomia necessária para darmos continuidade na implantação”, destacou Sílvia Gonda.

 

Ela ainda reforça que as ações envolverão todos os colaboradores do Sistema FIEMS para saberem como agir. “As principais políticas, normas, procedimentos e manuais para mitigar os riscos de compliance, devem ser descritos de acordo com a atual cenário e necessidades institucionais, refletindo o compromisso, diretrizes e a postura das instituições. Queremos levar melhorias na governança corporativa, o que, por sua vez, gera competitividade, além de aumentar a reputação da empresa”, finalizou.

Destaques