Sistema FIEMS vai oferecer cursos de capacitação para trabalhadores do Paraguai

O Sistema FIEMS assinou na noite de sexta-feira, 20, com a Asociación de Comerciantes e Industriales de Concepción, protocolo de intenções para a qualificação de pessoal para o setor industrial do Paraguai. A assinatura do termo ocorreu na Casa da Indústria, em Campo Grande, e inclui a oferta de cursos de gestão, saúde e segurança, manutenção industrial, alimentos e bebidas, metrologia, meio ambiente, soldagem, papel, celulose e madeira, hidráulica, mecânica, elétrica, operações de máquinas, processos produtivos, educação e desenvolvimento de carreira.

 

Segundo o presidente da FIEMS, Sérgio Longen, há expectativa de representantes da Federação visitarem o departamento de Concepción em setembro para estreitar ainda mais as parcerias com o país vizinho. “É um país vizinho, irmão e amigo. Lá temos muitos empresários brasileiros e industriais brasileiros. Entendemos que a integração é importante. Dessa forma vamos ajudar também no desenvolvimento da região”.

 

Presente na assinatura do termo, o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, Paulo Corrêa, destacou a importância da parceria para o desenvolvimento local. “Quando a gente fala de mercosul, mas quando falamos de paraguai e Brasil é uma irmandade. Temos uma parceria muito grande. A maior colônia paraguaia fora do Paraguai está em Campo Grande”.

 

A comitiva, integrada por representantes Asociaión de Comerciantes e Industriales de Concepción e do governo do Paraguai foi recepcionada pelo diretor regional do SENAI, Rodolpho Caesar Mangialardo. O superintendente detalhou o trabalho do SENAI aos representantes do país vizinho.

 

Segundo o presidente da Asociaión de Comerciantes e Industriales de Concepción, Rodrigo Fleitas, o Paraguai vai receber indústrias de grande porte, que devem gerar até 10 mil empregos diretos em dois anos. Entre as indústrias estão as ligadas ao setor de papel, celulose e frigoríficas. “A capacitação será imediata, porque vai acontecer nas unidades móveis do SENAI e isso será muito importante para o desenvolvimento do departamento de Concepción”.

 

Conforme o secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico do Paraguai, Carlos Paredes Astigarraga, a deficiência de capacitação sempre foi um obstáculo importante para a atração de grandes empresas ao país. Agora, afirmou, o Sistema Indústria vai compensar essa deficiência e ajudar na geração de mais empregos na região.

Destaques