Associação estadual de atacadistas apresenta plano de biossegurança para unidades de Mato Grosso do Sul

Mercados atacadistas de todo o Estado passam a ter um plano de biossegurança para funcionamento desde quinta-feira (16). O documento foi apresentado pela ASMAD (Associação sul-mato-grossense de Atacadistas e Distribuidores) ao secretário Jaime Verruck, titular da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), em videoconferência.

 

Presidente da ASMAD, Áureo Francisco Akito Ikeda, explica que foram elaborados dois planos de biossegurança, sendo um para o funcionamento dos atacadistas durante a pandemia da Covid-19 e outro de ações para serem tomadas caso haja colaboradores infectados. “Nossa intenção é nortear os empresários sobre como agir diante do vírus e também tranquilizar a população que frequenta os atacadistas”.

 

Os planos foram elaborados com o apoio da equipe técnica da Workplac, composta pelo engenheiro sanitarista Albertoni Martins e a médica Deise Gardin, considerando as medidas de biosseguranças estabelecidas internacionalmente para o funcionamento dos estabelecimentos considerados atividade essencial. O documento também será encaminhado à Secretaria Estadual de Saúde.

 

O secretário Jaime Verruck lembra que o Governo do Estado montou o Programa de Saúde e Segurança da Economia (Prosseguir) para garantir que todos os estabelecimentos e setores vão continuar atuando dentro dos protocolos de segurança estabelecidos durante os períodos críticos da doença e a fim de evitar maiores complicações.

 

“Essa é uma ação muito importante principalmente no período crítico pelo qual estamos passando, quando precisamos do empenho de todos na prevenção à doença e mitigação dos impactos causados pelo coronavírus. A ação da Asmad se junta a associação dos supermercados na elaboração de planos de biossegurança”, afirma.

Destaques

MS, BRASIL E MUNDO