Dia das Crianças deve movimentar R$ 163 milhões em Mato Grosso do Sul

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O número maior de famílias endividadas neste ano deve refletir negativamente no volume de negócios neste Dia das Crianças. A data comemorativa deve injetar R$ 163,3 milhões no comércio de Mato Grosso do Sul, valor 5,6% menor do que os R$ 173 milhões registrados em 2012. Os dados fazem parte de pesquisa divulgada nesta terça-feira (24) pelo Instituto de Pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso do Sul (IPF), em parceria com a Universidade Anhanguera-Uniderp e Fundação Manoel de Barros.

Foto: Correio do Estado / Arquivo Quase metade dos entrevistados disseram que vão comprar brinquedos (Foto: Correio do Estado)
Foto: Correio do Estado / Arquivo
Quase metade dos entrevistados disseram que vão comprar brinquedos (Foto: Correio do Estado)

Segundo o presidente da Fecomércio, Edison Ferreira de Araújo, a queda no volume de negócios se dá ao elevado comprometimento de renda da população. “As famílias investiram em bens duráveis e a inflação também tem pressionado o custo de vida”.

Embora a estimativa tenha ficado abaixo do esperado, os 84% dos entrevistados que vão às compras declararam gastar, em média, R$ 119 com o presente, sendo que no ano passado o valor médio do presente ficou em R$ 112.

Quanto ao presente, 45,4% pretendem comprar brinquedos, 27% vestuários, 14,2% calçados e acessórios, 4,1% eletrônicos e 3,1% celulares. Dos entrevistados, 57,8% indicam que vão pagar a vista, 27,1% no cartão de crédito e 8,8% no cartão da loja. Os descontos são apontados como item decisivo para a compra por 21,7% dos entrevistados.

A pesquisa ouviu consumidores de Aparecida do Taboado, Aquidauana/Anastácio, Campo Grande, Chapadão do Sul,Corumbá/Ladário, Dourados, Naviraí, Paranaíba, Ponta Porã, São Gabriel do Oeste e Três Lagoas, no período de 4 a 11 de setembro. Foram feitas 2 mil entrevistas e o intervalo de confiança é de 95%.

Capital

Em Campo Grande, a data deve movimentar R$ 42,5 milhões, com valor médio do presente em R$ 131,00. Na Capital foram entrevistadas 105 crianças e adolescentes de 2 a 15 anos de idade.

Este ano as crianças querem brinquedos e eletrônicos, entendidos como equipamentos de jogos, aparelhos portáteis de som, brinquedos teleguiados, entre outros. Os adolescentes preferem celulares, de preferência os mais modernos, de última geração.

As crianças na faixa de 2 a 5 anos querem ganhar brinquedos (47%), celular (13%), vestuários (8%), calçados (5%) e eletrônicos (5%). A cada ano os mais novos desejam ganhar mais celulares, pois são estimulados pelo uso dos adultos e pelos aplicativos disponíveis, como jogos e músicas. Os adolescentes com idades entre 11 e 15 anos escolhem os celulares (33%), eletrônicos (18%), e vestuários (15%).

(Por Gabriel Maymone)

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