Na última semana, produtores exportadores de frutas do Brasil participaram da principal feira comercial de frutas do mundo, a Fruit Logistica, edição 2023. O evento que acontece anualmente em Berlim, na Alemanha, recebeu este ano em 27 salões, mais de 2.610 expositores de 92 países e o Brasil foi representado por uma delegação composta por 46 empresas expositoras.
A ida dos empresários brasileiros a este importante evento se deu por meio do projeto Frutas do Brasil de parceria entre a Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). O Projeto tem por objetivo aumentar a participação das frutas brasileiras no mercado internacional. Para isso, contempla ações promocionais como participações em eventos de negócios e de defesa de interesses do setor no mercado de exportação.
O espaço do Brasil, localizado no Hall 23 da Messe Berlin, nos estandes B01 e B21 esteve bastante movimentando durantes os três dias de evento. Diversos compradores e visitantes comerciais interessados nas frutas brasileiras passaram por lá. Segundo informações, foi um dos locais de maior movimento na feira.
A participação dos empresários na Fruit logística, segundo o presidente da Associação, Guilherme Coelho, é de extrema importância, além de grandes negócios que se firmam durante os três dias, é possível identificar quais mercados podem receber as frutas brasileiras e ainda não recebem.
“TEMOS UM PRODUTO DE ALTÍSSIMA QUALIDADE, AS NOSSAS FRUTAS FAZEM GRANDE SUCESSO NA EUROPA, POIS SÃO DIFERENCIADAS PELO SABOR E QUALIDADE, O QUE TORNA O BRASIL GRANDE MERCADO COMPETITIVO. O PAÍS TEM POTENCIALIDADE EXPORTAR AINDA MAIS, POIS ESTAMOS ATENTOS AS EXIGÊNCIAS INTERNACIONAIS, COMO ÀS CERTIFICAÇÕES. ALÉM DOS NEGÓCIOS, A FEIRA É UMA ÓTIMA OPORTUNIDADE TAMBÉM PARA SENTIR O CLIMA DE CADA PAÍS IMPORTADOR, DE FORMA A ENTENDER OS DESAFIOS, AS NECESSIDADES E ETC., E AINDA CONSEGUIMOS COLOCAR EM NOSSO RADAR OS MERCADOS NOS QUAIS AINDA NÃO EXPORTAMOS”, EXPLICOU O PRESIDENTE GUILHERME COELHO.
Melão, manga, uva, limão e maçã lidera a lista das frutas mais exportadas. Em 2022, o setor arrecadou quase US$ 1 bilhão em exportação. União Europeia e Reino Unido foram os principais destinos das frutas brasileiras no ano passado, mais de 60% do faturamento vieram desses países.
Segundo o produtor de Banana e empresário, Edson Brock, participante da feira, os produtores estão sempre trabalhando para aumentar a participação no mercado internacional, visto que hoje o país ocupa a 24º posição no ranking dos exportadores.
“TEMOS GRANDES PRODUTORES E GRANDES VARIEDADES DE FRUTAS. TODOS PRODUZINDO SUAS FRUTAS OLHANDO PELO BEM-ESTAR SOCIAL E AMBIENTAL DO PLANETA, O QUE OS TORNAM BASTANTE COMPETITIVOS NESTE MERCADO TÃO EXIGENTE”, DISSE BROCK.
Além das frutas, o Brasil levou para a feira as soluções de embalagens FarmFresh, que foram desenvolvidas pela Termotécnica para o mercado do agronegócio. Já são mais de 1,2 milhão de conservadoras FarmFresh utilizadas na exportação de mais de 5 mil toneladas de frutas premium brasileiras como manga, uva, limão e lima, pitaya, figo, mamão, goiaba, maracujá, lichia, atemoia.
Segundo o diretor superintendente da Termotécnica, Nivaldo Fernandes de Oliveira, as embalagens FarmFresh contribuem com a sustentabilidade, como exemplo: a diminuição de perdas e desperdícios na cadeia de distribuição e a redução das emissões de CO2 na atmosfera.
A feira que ocorreu este ano de 8 a 10 de fevereiro tem sido o local ideal para o comércio de frutas apresentar as novidades. Sejam novas variedades de frutas e vegetais, embalagens sustentáveis, monitoramento de produção baseado em dados ou variedades de culturas resistentes a pragas.
O PROJETO SETORIAL FRUTAS DO BRASIL
A ABRAFRUTAS, em parceria com a ApexBrasil, desenvolve um projeto de apoio aos exportadores brasileiros na busca por ampliação dos negócios; abertura de novos mercados; reconhecimento e diferenciação das frutas brasileiras; aumento do saudável hábito de consumir frutas saborosas e com qualidade superior.
Iniciado em 2014, o projeto Frutas do Brasil tem o objetivo de mostrar que o Brasil é provedor de frutas doces e saborosas.
SOBRE A ABRAFRUTAS
A Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) é uma associação sem fins lucrativos que tem por finalidade representar e promover a fruticultura brasileira frente ao mercado internacional.
Criada em 2014, a Abrafrutas conta com aproximadamente 70 associados produtores exportadores de frutas e detém aproximadamente 80% do volume total das frutas frescas exportadas pelo Brasil.
Tem como finalidade apoiar os exportadores brasileiros na busca por ampliação dos negócios; oportunizar abertura de novos mercados; promover o reconhecimento e a diferenciação das frutas brasileiras e estimular o aumento no consumo de frutas.
SOBRE A APEXBRASIL
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira.
Fonte: Abrafrutas