Entre os mais visitados estande do Brasil faz sucesso na Fruit Logistica 2023

 

Na última semana, produtores exportadores de frutas do Brasil participaram da principal feira comercial de frutas do mundo, a Fruit Logistica, edição 2023. O evento que acontece anualmente em Berlim, na Alemanha, recebeu este ano em 27 salões, mais de 2.610 expositores de 92 países e o Brasil foi representado por uma delegação composta por 46 empresas expositoras.

 

A ida dos empresários brasileiros a este importante evento se deu por meio do projeto Frutas do Brasil de parceria entre a Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). O Projeto tem por objetivo aumentar a participação das frutas brasileiras no mercado internacional. Para isso, contempla ações promocionais como participações em eventos de negócios e de defesa de interesses do setor no mercado de exportação.

 

O espaço do Brasil, localizado no Hall 23 da Messe Berlin, nos estandes B01 e B21 esteve bastante movimentando durantes os três dias de evento. Diversos compradores e visitantes comerciais interessados nas frutas brasileiras passaram por lá. Segundo informações, foi um dos locais de maior movimento na feira.

 

A participação dos empresários na Fruit logística, segundo o presidente da Associação, Guilherme Coelho, é de extrema importância, além de grandes negócios que se firmam durante os três dias, é possível identificar quais mercados podem receber as frutas brasileiras e ainda não recebem.

 

“TEMOS UM PRODUTO DE ALTÍSSIMA QUALIDADE, AS NOSSAS FRUTAS FAZEM GRANDE SUCESSO NA EUROPA, POIS SÃO DIFERENCIADAS PELO SABOR E QUALIDADE, O QUE TORNA O BRASIL GRANDE MERCADO COMPETITIVO. O PAÍS TEM POTENCIALIDADE EXPORTAR AINDA MAIS, POIS ESTAMOS ATENTOS AS EXIGÊNCIAS INTERNACIONAIS, COMO ÀS CERTIFICAÇÕES. ALÉM DOS NEGÓCIOS, A FEIRA É UMA ÓTIMA OPORTUNIDADE TAMBÉM PARA SENTIR O CLIMA DE CADA PAÍS IMPORTADOR, DE FORMA A ENTENDER OS DESAFIOS, AS NECESSIDADES E ETC., E AINDA CONSEGUIMOS COLOCAR EM NOSSO RADAR OS MERCADOS NOS QUAIS AINDA NÃO EXPORTAMOS”, EXPLICOU O PRESIDENTE GUILHERME COELHO.

 

Melão, manga, uva, limão e maçã lidera a lista das frutas mais exportadas. Em 2022, o setor arrecadou quase US$ 1 bilhão em exportação. União Europeia e Reino Unido foram os principais destinos das frutas brasileiras no ano passado, mais de 60% do faturamento vieram desses países.

 

Segundo o produtor de Banana e empresário, Edson Brock, participante da feira, os produtores estão sempre trabalhando para aumentar a participação no mercado internacional, visto que hoje o país ocupa a 24º posição no ranking dos exportadores.

 

“TEMOS GRANDES PRODUTORES E GRANDES VARIEDADES DE FRUTAS. TODOS PRODUZINDO SUAS FRUTAS OLHANDO PELO BEM-ESTAR SOCIAL E AMBIENTAL DO PLANETA, O QUE OS TORNAM BASTANTE COMPETITIVOS NESTE MERCADO TÃO EXIGENTE”, DISSE BROCK.

 

Além das frutas, o Brasil levou para a feira as soluções de embalagens FarmFresh, que foram desenvolvidas pela Termotécnica para o mercado do agronegócio. Já são mais de 1,2 milhão de conservadoras FarmFresh utilizadas na exportação de mais de 5 mil toneladas de frutas premium brasileiras como manga, uva, limão e lima, pitaya, figo, mamão, goiaba, maracujá, lichia, atemoia.

 

Segundo o diretor superintendente da Termotécnica, Nivaldo Fernandes de Oliveira, as embalagens FarmFresh contribuem com a sustentabilidade, como exemplo: a diminuição de perdas e desperdícios na cadeia de distribuição e a redução das emissões de CO2 na atmosfera.

 

A feira que ocorreu este ano de 8 a 10 de fevereiro tem sido o local ideal para o comércio de frutas apresentar as novidades. Sejam novas variedades de frutas e vegetais, embalagens sustentáveis, monitoramento de produção baseado em dados ou variedades de culturas resistentes a pragas.

 

 

O PROJETO SETORIAL FRUTAS DO BRASIL

 

A ABRAFRUTAS, em parceria com a ApexBrasil, desenvolve um projeto de apoio aos exportadores brasileiros na busca por ampliação dos negócios; abertura de novos mercados; reconhecimento e diferenciação das frutas brasileiras; aumento do saudável hábito de consumir frutas saborosas e com qualidade superior.

 

Iniciado em 2014, o projeto Frutas do Brasil tem o objetivo de mostrar que o Brasil é provedor de frutas doces e saborosas.

 

 

SOBRE A ABRAFRUTAS

 

A Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) é uma associação sem fins lucrativos que tem por finalidade representar e promover a fruticultura brasileira frente ao mercado internacional.

 

Criada em 2014, a Abrafrutas conta com aproximadamente 70 associados produtores exportadores de frutas e detém aproximadamente 80% do volume total das frutas frescas exportadas pelo Brasil.

 

Tem como finalidade apoiar os exportadores brasileiros na busca por ampliação dos negócios; oportunizar abertura de novos mercados; promover o reconhecimento e a diferenciação das frutas brasileiras e estimular o aumento no consumo de frutas.

 

SOBRE A APEXBRASIL

 

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira.

 

Fonte: Abrafrutas

Destaques

MS, BRASIL E MUNDO