Aumenta procura por marcas regionais nos mercados brasileiros, como a Cake 67

 

É inegável que a pandemia alterou profundamente o modo como a sociedade se comporta em relação ao consumo e inspirou novos hábitos, sobretudo relacionado à experiência e consciência de onde estão investindo seu dinheiro. Uma pesquisa da Toluna, em parceria com a Local.e, revela que 75% dos entrevistados comprariam algum produto de marcas ou empresas locais, e que 84% gostam de experimentar novos produtos.

 

O contexto prolongado de pandemia encorajou as pessoas a refletirem sobre seu lugar no planeta e qual futuro gostariam de ter, ganhando mais consciência sobre os efeitos de suas ações e escolhas. As marcas próprias, sentindo essa mudança de perspectiva, souberam aproveitar o momento e tiveram bom desempenho, conquistando mais de 2,2 milhões de novos compradores desde 2020, segundo a Kantar, líder global em dados, insights e consultoria.

 

Para os mercados que comercializam estes produtos, ter opções locais agrega tanto o sentido de identidade com a região onde está, quanto o frescor e a qualidade dos itens comercializados, já que não se perde tanto tempo com transporte. Estes fatores também são percebidos pelos clientes, conforme a pesquisa da Toluna. Para 76% dos entrevistados, os produtos locais levam vantagem em relação à qualidade; 75% citam o fato de serem itens produzidos com cuidado e 74% declararam que as marcas locais costumam fazer coisas autênticas e diferenciadas. Para 72% dos pesquisados, os produtos locais também possuem preços acessíveis.

 

Um desses exemplos é a Cake 67, confeitaria artesanal comandada por Renata Albuquerque de Andrade e sua Silvia. “Ela faz bolos desde 1994, mas há 11 anos eu decidi entrar no negócio com ela e customizar os bolos, deixando-os mais atrativos”. Renata conta que a “virada de chave” ocorreu quando uma cliente, que trabalhava na parte comercial dos Supermercados Comper, as convidou para revender os produtos na rede de mercados. De início, elas não aceitaram, pois ficaram com medo de não serem capazes de dar conta. Depois de um ano, repensaram e decidiram topar o desafio. Hoje, os bolos e sobremesas da Cake 67 estão nas prateleiras do Comper e fazem sucesso com os consumidores.

 

Estar em uma rede de mercados com maior visibilidade também pode impulsionar a empresa como um todo. É o que conta Valdeir Guaripuna, supervisor de vendas da Imbaúba Laticínios. A empresa, que está em operação há 30 anos, trabalha há 15 como parceira da rede Comper, fornecendo mussarela, requeijão, manteiga, doce de leite, entre outros produtos lácteos. “O Comper é um dos nossos maiores parceiros comerciais, uma grande vitrine para nossos produtos. Se hoje as redes nacionais nos procuram, é graças à exposição deles”, afirma.

 

Até mesmo as indústrias são prova de que apostar em vender produtos locais nos supermercados é a melhor estratégia. Entre as marcas regionais, está o Grupo Dallas que iniciou sua atuação em 1983, quando empreendedores vindos do Rio Grande do Sul deram início a atividades agrícolas no Estado. Em 1996, foi inaugurado o parque industrial da Dallas Alimentos, para produção de massas, biscoitos e misturas para bolo, beneficiamento e industrialização de arroz, em Nova Alvorada do Sul. Outras marcas locais conhecidas entre os sul-mato-grossenses são a Erva Mate Santo Antônio, sediada na cidade de Ponta Porã (MS), a 312 km da Capital, e a Frango Bello, que foi criada em 2006, em Itaquiraí (MS), a 405 km de Campo Grande.

 

Onde encontrar 

 

Em Mato Grosso do Sul, a rede de Supermercados Comper está presente em doze localidades, sendo onze lojas na capital e uma loja em Dourados. O Comper disponibiliza em Campo Grande a opção Delivery e a “Clique e Retire”, quando o mercado separa os produtos e deixa reservado para o cliente buscar. Basta acessar o site www.comper.com.br.

Destaques