Missão empresarial de MS liderada pela Fiems está na Índia para prospectar negócios

 

Uma missão empresarial sul-mato-grossense, liderada pela Fiems e realizada em parceria com a Câmara de Comércio Brasil Índia, está na Índia para gerar novos negócios e ampliar a relação comercial entre Mato Grosso do Sul e o país asiático. O grupo deixou o Brasil no último domingo (12) e retorna na sexta-feira (17).

 

A missão cumprirá agenda nas cidades de Nova Déli e Mumbai. Em Nova Déli, os empresários estiveram reunidos com o setor comercial da Embaixada do Brasil na segunda-feira (13/3) e com a Federação das Indústrias e Câmaras de Comércio da Índia. Ontem (14), o grupo visitou a feira AHAAR, uma das mais conhecidas feiras de alimentos e hospitalidade do Sul da Ásia, e se encontrou com o ministro da Pecuária da Índia.

 

Ainda em Nova Déli, o grupo também terá reunião com a Confederação da Indústria da Índia e com o Conselho de Promoção da Índia. Já na quinta-feira (16/03), a missão embarca para Mubai, onde irá visitar investidores indianos e encontrar o Cônsul Geral do Brasil em Mumbai, João de Mendonça Neto.

 

Segundo o consultor de relações internacionais da Fiems, Aurélio Rolim Rocha, o objetivo é conectar Mato Grosso do Sul e Índia, já que o país asiático é considerado uma grande potência mundial, já é o país mais populoso e vem investindo em tecnologia, sendo, portanto, um mercado em potencial para os produtos sul-mato-grossenses.

 

“Hoje, Mato Grosso do Sul exporta muito óleo de soja e importa componentes têxteis, mas acredito que a gente pode crescer muito nessa relação comercial. Uma prova disso é celulose. A Índia vem passando por um processo de aumento da sua classe média e a partir do momento em que você aumenta sua classe média, você precisa de novos produtos e um deles é a celulose, que é usada na fabricação de fraldas, absorventes, entre outros”, destacou Aurélio Rolim Rocha.

 

Além disso, a índia é referência em produtos da indústria farmacêutica e também na indústria de fertilizantes. “Então a gente vê muita sinergia entre MS e Índia. Acreditamos muito na Rota Bioceânica e na possibilidade de produtos de Mato Grosso do Sul e do Brasil acessarem o mercado indiano com mais facilidade. Acreditamos também numa grande semelhança ente Brasil e Índia, já que são duas grandes democracias, são líderes em suas regiões. Então vemos com bons olhos essa parceria”, completou o consultor de relações internacionais.

 

 

Destaques

MS, BRASIL E MUNDO