Senai dá treinamento gratuito para empresas do vestuário de Mato Grosso do Sul

 

Aliar bagagem profissional de empresários e colaboradores do setor do vestuário a conceitos capazes de melhorar os processos produtivos é uma das principais vantagens do projeto Inova Moda Digital. Oferecido de forma gratuita pelo IST (Instituto Senai de Tecnologia) em Eficiência Operacional – Senai Empresa, o treinamento já chegou a 30 empresas e está com inscrições abertas para micro e pequenos empreendedores de todo Mato Grosso do Sul.

 

 

Para a consultora do Senai Priscila Pimenta, mais do que a produtividade, os treinamentos servem como forma de integrar funcionários, sejam novatos – no entendimento da cadeia de confecção -, sejam os antigos – na reintegração dos processos -, atuando na redução de desperdício ou, até mesmo, na reestruturação de células de trabalho.

 

“Quando você oferece um treinamento de capacitação para os colaboradores, eles começam a visualizar aquele processo com um olhar diferente, até porque, vai haver um networking dentro do treinamento. Então, através do relacionamento com outras empresas, da apresentação de problemas do dia a dia, cada um dando uma sugestão, uma solução, trocando ideias, ele já consegue olhar o ambiente que trabalha com um olhar diferente, com possibilidades de melhorias e mudanças para alcançar novos resultados”, explica.

 

A melhora na consciência de produção é justamente um dos objetivos do sistema de gestão denominado Lean Manufacturing, cujo o objetivo é aumentar a eficiência e a produtividade reduzindo erros e redundâncias na produção industrial.

 

O método oferecido é uma das etapas do Inova Moda Digital e visa reduzir desperdícios, com a finalidade de proporcionar o aumento de produtividade em 15%. A carga horária do treinamento é de 36 horas.

 

Outra etapa de capacitação oferecida pelo Senai Empresa aborda o processo para aplicar conceitos enxutos à fase de projeto de um sistema, o chamado Lean Design. Entre os resultados previstos para o desenvolvimento do produto, estão o aumento de 15% na produtividade e o desenvolvimento de uma coleção composta por cinco modelos novos. A carga horária da capacitação é de 32 horas.

 

Os atendimentos são totalmente gratuitos e serão oferecidos pelo IST em Eficiência Operacional – Senai Empresa de forma híbrida (remota e presencial) em diferentes frentes durante o ano de 2023.

Destaques

MS, BRASIL E MUNDO