Startup Sesi apoia edital de bolsas a empresas de MS para negócios em Portugal

 

Startups e empresas de base tecnológica sediadas em Mato Grosso do Sul têm a oportunidade de expandir seus negócios para fora do Brasil por meio do programa Startup Global MS, que vai apoiar empreendimentos com potencial de internacionalização.

 

A Startup Sesi, do Sistema Fiems, apoia o edital lançado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em parceria com o governo do Estado, por meio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect).

 

O programa prevê três etapas principais: mentoria para elaboração de projetos; capacitação das empresas e startups selecionadas na temática da internacionalização de negócios; e oferta de bolsas de permanência por até 12 meses em Portugal. As empresas emergentes selecionadas no programa serão incubadas no Parque de Ciência e Inovação da Região de Aveiro (PCI – Creative Science Park), onde poderão desenvolver seus produtos e estabelecer conexões com parceiros globais.

 

Segundo o gerente da Startup Sesi, Odilon Moura, a proposta do edital é apoiar empresas sul-mato-grossenses a expandir seus negócios para além das fronteiras nacionais.

 

“A internacionalização de negócios é um processo complexo e cheio de obstáculos para as empresas. A dificuldade financeira é apenas um desses desafios. Por meio do edital, esperamos mitigar esse risco financeiro para que as empresas possam focar no enfrentamento de outros desafios relevantes e, com isso, encontrar soluções globalmente”, afirmou.

 

Ao todo, serão selecionadas até quatro startups ou empresas de base tecnológica sul-mato-grossenses para a fase de incubação em Portugal. Outras seis empresas passarão por treinamento e capacitação em internacionalização de negócios.

 

Cronograma

 

As propostas devem ser submetidas por meio da plataforma SIGProj-UFMS (https://sigproj.ufms.br/) até o dia 10 de setembro. O resultado final do processo seletivo está previsto para ser divulgado no dia 2 de outubro.

 

Público-alvo

 

O programa é destinado às empresas que tenham potencial de cumprir os seguintes objetivos: atuar no mercado europeu; desenvolver capacidade de operar globalmente; e obter exposição a mercado mais maduro, a fim de gerar negócios, através da comercialização de produtos e serviços, tornando a empresa mais competitiva e com maior reconhecimento da marca no mercado nacional.

 

As propostas deverão estar alinhadas às áreas prioritárias e estratégicas para pesquisa, desenvolvimento e inovação no Estado, conforme edital: Agronegócio, Bioeconomia, Biotecnologia, Cidades Inteligentes, Energias Renováveis, Biodiversidade, Saúde Animal, Saúde Humana, Tecnologias Sociais e Assistivas, Tecnologias da Informação e Comunicação e Tecnologias para a Educação.

 

Destaques